Além de ser o principal gerador de renda, o setor calçadista é também um atrativo turístico, especialmente para visitantes que procuram o município tanto para compras como para conhecer a história.
Para representar a evolução no setor, de forma interativa, a Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve), de São João Batista, usará um contêiner com dimensões de 2,5 metros por 3 metros. A intenção é reconstruir uma fabriqueta de calçado, também conhecida como esquenta orelha.
O trabalho que tem como objetivo preservar e colocar em evidência o legado de “fazer sapatos” foi um dos três do município a ser premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, em novembro de 2019, na categoria Patrimônio Imaterial – Eixo Produção/Difusão. Com isso, a iniciativa foi contemplada com R$ 30 mil pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
O arquiteto Wellington Linhares Martins, responsável pelo projeto, explica que além do ofício de sapateiro, o trabalho do artesão estará em evidência, pois é o escultor Roberto Canto o responsável por materializar a história.
“A intenção é que essa fabriqueta seja totalmente interativa, então vamos trabalhar com realidade aumentada por meio de QR Code e áudio guiando. Quatro sapateiros serão entrevistados para contar a história”, revela.
Ele ressalta que trabalhar a construção do projeto dentro de um contêiner possibilita, futuramente, levar a história do município para outros lugares. “Queremos montar uma programação para que ele passe pelas praças e pontos estratégicos do município”.
Dia do Sapateiro
O projeto é uma forma de homenagear aqueles que fizeram história no município e contribuíram para que São João Batista se tornasse a Capital Catarinense do Calçado. Por isso, o objetivo é inaugurar a estrutura em 25 de outubro, Dia do Sapateiro.
Além de deixar o legado para São João Batista, o projeto será um meio de potencializar o turismo e proporcionará as escolas a promoverem a educação patrimonial.
Você está lendo: História do calçado contada em um contêiner
Leia também
São João Batista investe no turismo para diversificação da economia local
Único no Brasil, museu da informática e vídeo game fica em São João Batista
Pioneiro na imigração italiana, Colônia Nova Itália contribui com turismo cultural
Jeep Clube projeta realização de “mini Fenajeep” no município
Evento anual de carros antigos reúne mais de 400 pessoas
Cascata do Fernandes proporciona lazer, aventura e educação
Morro da Gurita traz visão privilegiada, a 654 metros acima do nível do mar