• Quem somos
  • Anuncie
  • Assine
  • Fale Conosco
7 de junho de 2026

Correio Catarinense

GRUPO WHATSAPP
  • Home
  • Notícias
    • Agricultura
    • Calçados & Cia
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Especial
    • Esporte
    • Infraestrutura
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
  • Coronavírus
  • Colunas
    • Área VIP
    • Crônica da Amanda
    • Economia e Negócios
    • Entrelinhas
    • Gente e Gestão
    • Pingos e Respingos
    • Toque Esportivo
  • Edição impressa
  • Obituário
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agricultura
    • Calçados & Cia
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Especial
    • Esporte
    • Infraestrutura
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
  • Coronavírus
  • Colunas
    • Área VIP
    • Crônica da Amanda
    • Economia e Negócios
    • Entrelinhas
    • Gente e Gestão
    • Pingos e Respingos
    • Toque Esportivo
  • Edição impressa
  • Obituário
No Result
View All Result

Correio Catarinense

No Result
View All Result

Início » Educação » Unifebe cria Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais

Unifebe cria Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais

Planejamento prevê medidas a serem adotadas quando houver relaxamento da quarentena no estado

Unifebe cria Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais

Por Redação Correio Catarinense
22 de maio de 2020
Unifebe

O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) criou um Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais. O planejamento prevê a retomada em etapas das atividades presenciais, assim que o estado determinar o relaxamento das medidas de quarentena.

O documento foi pautado nas experiências vividas e documentadas pelo setor educacional, nas normativas dos órgãos reguladores da Educação Superior (MEC) e leva em consideração as orientações das autoridades de saúde, a identidade institucional e as especificidades das atividades dos cursos da Unifebe.

“O objetivo desse planejamento é nortear as ações presenciais, prezando pela segurança e saúde de nossos alunos, colaboradores e comunidade em geral. O retorno gradual às aulas presenciais é de fundamental importância para que nossos estudantes possam retomar suas atividades acadêmicas e manter sua rotina de estudos, sobretudo, com relação aos componentes curriculares, que, por sua natureza, não podem ser cursados de maneira não presencial”, frisa a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz.

Para a elaboração do Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais a instituição levantou o quantitativo de acadêmicos presentes na universidade por dia de semana e a capacidade física de cada laboratório e espaços a serem utilizados nas atividades. A partir do diagnóstico, a Unifebe. criou protocolos de acordo com a prioridade de retorno das aulas práticas dos componentes curriculares.

Os protocolos

Os protocolos institucionais nortearão as ações administrativas e pedagógicas e deverão ser observados por acadêmicos, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa, enquanto estiverem nas dependências da Unifebe.

Protocolo de Saúde

Voltado ao combate e à disseminação da pandemia da Covid-19, a instituição adota medidas de higiene, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde. Dentre as ações está a organização de salas de aulas, laboratórios, espaços de convivência e administrativos com distância mínima de 1m², higienização rigorosa em todos os espaços da instituição, disponibilização de álcool em gel 70%, uso obrigatório de máscaras e fiscalização e disponibilização de local para aferição da temperatura. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a Clínica Escola e Serviços de Psicologia e os demais espaços de atendimento externos trabalharão com atendimento agendado e individualizado. Para evitar o aglomero de estudantes nos espaços de convivência da universidade, a Unifebe também realizará os intervalos de maneira intercalada entre as turmas.

Protocolo Didático-Pedagógico
Neste protocolo, a instituição propõe em etapas o retorno das aulas presenciais.

1ª etapa – primeiras oito semanas:
Retorno de até 25% dos estudantes e docentes que não se enquadram no grupo de risco. Nesta fase voltam as atividades práticas, de laboratório e estágios curriculares obrigatórios. As disciplinas teóricas continuam em formato take-home.

2ª etapa – cinco semanas seguintes:
Retorno de até 75% dos estudantes e docentes que não se enquadram nos grupos de risco. Nesta fase voltam as atividades práticas, de laboratório e estágios curriculares obrigatórios. As disciplinas teóricas continuam em formato take-home.

3ª etapa –
Retorno de 100% dos alunos e docentes às atividades presenciais.

“É importante lembrar que este plano não tem uma data específica para início, pois não temos uma previsão de retorno das aulas presenciais. Entretanto, as atividades administrativas já acontecem presencialmente na instituição desde o dia 13 de abril. As medidas citadas no documento levam em consideração o contexto atual da pandemia da Covid-19, e podem ser readequadas de acordo com novas orientações das autoridades de saúde e de novas normativas no âmbito da Educação Superior”, conclui a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz.

SendShare2TweetShareSendShare

Notícias Relacionadas

Estudantes do Colégio Unifebe embarcarão para intercâmbio cultural na Alemanha
Educação

Estudantes do Colégio Unifebe embarcarão para intercâmbio cultural na Alemanha

26 de maio de 2026
Força feminina em destaque: Tercílio Bastos leva Major Gercino ao pódio nos Jesc 2026
Educação

Força feminina em destaque: Tercílio Bastos leva Major Gercino ao pódio nos Jesc 2026

20 de maio de 2026
Abril é marcado pelo Dia da Família na Escola em toda a Rede Municipal de Ensino de Major Gercino
Educação

Abril é marcado pelo Dia da Família na Escola em toda a Rede Municipal de Ensino de Major Gercino

11 de maio de 2026
Carregar mais
Próxima notícia
São João Batista adotará nova plataforma de ensino à distância a partir de junho

São João Batista adotará nova plataforma de ensino à distância a partir de junho

Secretaria de Obras de Canelinha realiza melhorias nas estradas do Moura

Secretaria de Obras de Canelinha realiza melhorias nas estradas do Moura

Notícias mais acessadas

  • Prefeitura de São João Batista reassume gestão do Hospital Monsenhor José Locks a partir do dia 1° de junho

    Prefeitura de São João Batista reassume gestão do Hospital Monsenhor José Locks a partir do dia 1° de junho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Incêndio é registrado em loja de móveis no Centro de Major Gercino

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O Poder da Fé

    35 compartilhamentos
    Compartilhar 13 Tweet 8
  • Tradicional subida do Morro da Cruz, em Nova Trento, está cancelada

    8 compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tweet 2
  • Economia e Negócios: Beagle está de olho no polo calçadista batistense

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 1
Facebook Youtube

Receba nossas notícias

Quer receber nossas notícias em seu e-mail? Cadastre seu e-mail ou entre em nosso grupo do WhatsApp e esteja sempre bem informado!

Inscreva-se
GRUPO WHATSAPP

Editorias

  • Agricultura
  • Área VIP
  • Artigo
  • Calçados & Cia
  • Cidades
  • Colunas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Crônica
  • Crônica da Amanda
  • Cultura
  • Economia
  • Economia e Negócios
  • Edital
  • Educação
  • Entrelinhas
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • Especial
  • Espiritualidade
  • Esporte
  • Evento
  • Gente e Gestão
  • Geral
  • Informe
  • Infraestrutura
  • Mais Notícias
  • Meio Ambiente
  • Negócios
  • Notícia
  • Obituário
  • Pingos e Respingos
  • Política
  • Previsão
  • Regional
  • Saúde
  • Segurança
  • Solidariedade
  • Tecnologia
  • Toque Esportivo
  • Trânsito
  • Turismo

Correrio Catarinense

Rua João Francisco Steil, 76,
Sala 02, Centro
São João Batista, 88240-000 / SC

T: +55 (48)3265-0446

© 2005 - 2020 Correio Catarinense - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ZHF Mídia Digital.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agricultura
    • Calçados & Cia
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Especial
    • Esporte
    • Infraestrutura
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
  • Coronavírus
  • Colunas
    • Área VIP
    • Crônica da Amanda
    • Economia e Negócios
    • Entrelinhas
    • Gente e Gestão
    • Pingos e Respingos
    • Toque Esportivo
  • Edição impressa
  • Obituário

© 2005 - 2020 Correio Catarinense - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ZHF Mídia Digital.