Em uma solenidade prestigiada por autoridades políticas e acadêmicas, representantes de entidades de classe, familiares, professores, colaboradores, estudantes e comunidade regional, a professora Rosemari Glatz e o professor Sergio Rubens Fantini assumiram a gestão 2023-2027, da Unifebe . A cerimônia de posse da reitoria do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e da presidência da Fundação Educacional de Brusque (Febe), mantenedora da Unifebe e do Colégio Unifebe E, foi realizada na noite desta segunda-feira, 10, no Teatro do Centro Empresarial de Brusque (Cescb).
Ao som do Coro Unifebe e da Orquestra Municipal de Guabiruba, os gestores adentraram com os significativos símbolos universitários. Nas mãos da reitora, a borla branca, representando o conhecimento e a capacidade de compreender a sociedade e suas necessidades. Com o vice-reitor, a bandeira da Unifebe , refletindo a dedicação e o compromisso assumidos com a Instituição. A cerimônia marcou o início do segundo mandato da gestão, que após quatro anos à frente da Instituição, foi reeleita em outubro de 2022, com 96,31% dos votos.
Professores da Unifebe há mais de 25 anos, os gestores assumiram a reitoria da Unifebe em abril de 2019, com uma proposta pautada em quatro pilares: Foco no Aluno, Equilíbrio Econômico-Financeiro, Investimento em Inovação e Tecnologia Vocacional para o Desenvolvimento Sustentável, e Educação com Qualidade. Em sua fala, a reitora da Unifebe e presidente da Febe, professora Rosemari Glatz, reafirmou o compromisso com uma gestão responsável e com total prioridade aos estudantes.
“Na primeira vez que fomos eleitos, recebemos 94% dos votos e agora, mais de 96% dos votos de estudantes, professores e colaboradores. O resultado é prova de que a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo está reconhecendo a Unifebe e o trabalho que temos feito frente à gestão. Dessa forma, esta noite não poderia deixar de congregar a todos que nos ajudaram ao longo dessa trajetória. Afinal de contas a Unifebe é comunitária. Ela é nossa, é daqui. É mantida com o recurso das mensalidades dos nossos alunos. Nós não distribuímos os lucros e tudo o que sobra, reinvestimos na Instituição. O ato de posse, na qualidade de reitora e vice-reitor da Unifebe e de presidente e vice-presidente da Febe é um ritual de passagem. No nosso caso, nós vamos reafirmar aquilo que já juramos a quatro anos. Então hoje, nós renovamos os nossos votos publicamente. Na certeza de que continuaremos e faremos ainda melhor ao longo dos quatro anos que virão. Sempre com esse olhar atento à comunidade. Vivemos um momento muito rico, de muito sucesso e caminhamos para um futuro de muitas oportunidades”, enalteceu a reitora.
O vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini agradeceu a confiança depositada na gestão. “Foram quatro anos de uma gestão participava, que contou com o apoio de uma equipe técnica, dedicada e engajada. Acreditamos que conseguiremos dar continuidade a todos os projetos iniciados a quatro anos atrás. Apesar da pandemia e de uma condição financeira que a instituição passava naquele momento, conseguimos trabalhar e, com todo esforço, fazer o equilíbrio para que hoje tivessemos condições de fazer investimentos. Sempre pensando na qualidade do ensino, no bem-estar do professor, do colaborador e focados no nosso aluno e na formação de um ótimo profissional para a nossa comunidade”, enfatizou o vice-reitor.
Equipe Gestora
A gestão 2023-2027 conta ainda com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, e com o diretor do Colégio Unifebe, professor Leonardo Ristow.
Balanço da Gestão 2019-2023
Desde o início dos trabalhos, em abril de 2019, a Unifebe passou por uma série de melhorias, principalmente em sua estrutura. Com a premissa de primar por condições ideais para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, muitos espaços foram construídos e outros adaptados na Instituição. Há de se destacar a revitalização da Biblioteca Acadêmica e a inauguração dos laboratórios para a prática dos conhecimentos, como o Bloco da Saúde, o Composé – Escritório de Moda e Vestuário, Rádio e TV Uni e a área externa do Complexo Esportivo.
Para tornar o campus um local ainda mais acolhedor, novas áreas de convivência foram construídas e o Bloco A passou a concentrar todos os serviços de atendimento e orientação aos acadêmicos e professores, como a Secretaria Acadêmica, Coordenação, Recursos Humanos, Financeiro, Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante (Soae), Pró-reitorias, Diretório Central dos Estudantes e sala dos professores.
No âmbito pedagógico, a Instituição implantou a Curricularização da Extensão e lançou os cursos de Graduação de Fisioterapia, Letras – Inglês, Educação Especial, Tecnologia Educacional e Pedagogia – Anos Iniciais. Todos os cursos foram atualizados de acordo com as necessidades do mercado, e com isso o número de alunos de Graduação cresceu 30% somente em 2023. No mesmo ano, o Colégio Unifebe passou a ofertar o Ensino Fundamental II e hoje já soma mais de 300 alunos, incluindo o Ensino Médio.
Com 50 anos de história, completados em janeiro deste ano, a Unifebe foi pioneira no Ensino Superior de Brusque e região e ano, após ano, tem se tornado referência em formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional.