Desde o primeiro dia de maio a professora e contadora de histórias, Raquel Mazera Poffo, realiza o projeto “Contos no Fogão”. Todos os dias, pontualmente das 11h30 às 12h, é feita uma transmissão online pelo Facebook dela para contar contos e causos de São João Batista.
A ideia surgiu durante a quarentena ocasionada pelo coronavírus, onde Raquel percebeu a necessidade de proporcionar um momento diferente e descontraído para a população.
As histórias contadas nas transmissões foram retiradas do livro Contos e Causo de São João Batista de autoria da própria professora. “Eu escolho a cada dia um conto de uma localidade diferente”, explica.
Durante a contação de história, Raquel aproveita para fazer uma receita culinária também repassada pelos entrevistados durante a confecção do livro. “Durante minha coleta de informações eu perguntava o que essas pessoas comiam antigamente”, revela.
Ao fim de cada transmissão, a contadora de histórias sorteio o prato preparado no dia para o público que está acompanhando ao vivo. “Tem sido muito bacana, as pessoas estão participando e a receptividade está muito boa”, afirma. O projeto seguirá até o último dia de maio.
Receitas da vovó
Raquel ressalta que as receitas preparadas têm um gostinho de comida da vovó. São broas, bolos, pães, quitutes, como bijus, doces de abóbora, macarrão, nhoque, entre outros. “São receitas de origens açorianas, italianas, indígenas e africanas, trazidas pelos imigrantes que viveram em nosso município”, destaca.
Para deixar o prato mais original possível, a professora lembra que utiliza ingredientes também utilizados antigamente, como açúcar mascavo, farinha de mandioca, de milho, ovos caipiras, manteiga, banha de porco, temperos de casa e tudo o que tinha à disposição daquele povo. “Fica um produto bem colonial, traz as memórias da infância e também faz parte do livro. É um resgate culinário”, diz.
Enquanto prepara as receitas, Raquel busca também falar de algum ingrediente específico, explicando seus benefícios e origem. Todos os pratos, é claro, são feitos no fogão à lenha, que é o cenário principal da contação de histórias.
E-book
Ao fim do projeto “Contos no Fogão”, Raquel pretende reunir todas as receitas em um e-book para disponibilizar ao público.
Todas as transmissões ficam salvas no Facebook de Raquel, podendo ser assistidas a qualquer momento. Além disso, um resumo está também disponível no Youtube, no canal da professora.