Um grupo formado por acadêmicos do curso de Pedagogia – Anos Iniciais participou de uma visita técnica no espaço do Parque Zoobotânico de Brusque, onde puderam conhecer sobre o complexo ecológico de 120 mil metros quadrados. A visita foi acompanhada pela educadora ambiental Priscila Dauer e pela veterinária Milene Zapala.
Além de conhecer parte dos animais preservados no espaço, os acadêmicos conheceram a estátua do Padre Raulino Reitz, que dá nome ao Parque Ecológico e Zoobotânico, criado em 1992. Na avaliação da professora do componente curricular de Ciências: Saberes e Práticas II, Tamily Roedel, a visita foi uma chance de explorar as possibilidades de uso do espaço para a aprendizagem e conscientização.
De acordo com ela, a atividade complementou os estudos sobre botânicos, biólogos e naturalistas, como o Padre Raulino Reitz, considerado importante no levantamento das espécies vegetais.
Vivência formativa
Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Eliane Kormann, ações, como a promovida pelo componente curricular, colaboram na qualificação dos futuros pedagogos, assim como no processo de conscientização ambiental. Ela reforça o papel das atividades no estímulo às metodologias de ensino voltadas ao desenvolvimento do estudante.
“Destaco a relevância desta vivência formativa pela ampliação do repertório dos acadêmicos, ao reconhecerem o Parque Zoobotânico como um espaço original e potente para práticas educativas voltadas à consciência ambiental e à aprendizagem ativa”, pontua a coordenadora.
A experiência reforçou para a acadêmica Adriele dos Santos Moura o papel da estrutura e as possibilidades de utilização dela para a promoção da educação entre os mais jovens. Ela salienta a possibilidade de interação com alguns dos animais durante o roteiro e a participação de palestra, abordando o cuidado com os animais, a história do parque e detalhes sobre o seu funcionamento.