A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Educação, contratou guardas para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, após a tragédia ocorrida em Blumenau e as ameaças às escolas no país. Eles iniciaram o atendimento nesta segunda-feira, 17, e receberam treinamento na última quinta-feira, 13.
Segundo a secretária de Educação, Larissa Battisti, os guardas estarão equipados com cassetetes e spray de pimenta e devidamente uniformizados. Eles trabalham das 6h30 às 18h30, e na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Pe. José da Poian, no bairro Salto, o atendimento é das 6h30 às 12h30.
No período da manhã, o prefeito municipal, Tiago Dalsasso, acompanhado da secretária, visitou a EMEB Professor Francisco João Valle e a Creche Ciranda Cirandinha, localizadas no bairro Trinta Réis, para conversar com os guardas e conferir o trabalho realizado.
Além da proteção dos guardas, são instaladas travas nas portas de todas as salas de aulas e muros de algumas unidades estão sendo levantados. “Todos os portões eletrônicos estão passando por revisão, e vamos aumentar o portão de várias unidades escolares para maior segurança”, informou a secretária.
Ela conta ainda que a Secretaria de Educação está produzindo um projeto para a contratação de uma psicóloga que irá atender pais, professores e alunos para lidar com os sentimentos após os casos.
“É importante ressaltar que as escolas e creches contam com o sistema de videomonitoramento completo desde o ano passado, e o trabalho agora será reforço máximo na segurança para os profissionais da educação e alunos que frequentam a rede municipal”, ressaltou o prefeito.