O anfiteatro da Unifebe, localizado na rua Manoel Tavares, no Centro, foi vendido pela Fundação Educacional de Brusque (Febe). O imóvel, que sediou a instituição pioneira no ensino superior de Brusque, a partir de 1987, foi adquirido pelo valor de R$ 5 milhões de reais, pela Karlsdorf Administradora de Bens Ltda., empresa da cidade de Guabiruba.
“Os recursos advindos da venda do anfiteatro serão totalmente reinvestidos pela Febe em melhorias no campus Santa Terezinha”, enfatiza o vice-presidente da Febe, vice-reitor e pró-reitor de Administração da Unifebe, professor Sergio Rubens Fantini.
Os processos para a venda do espaço com 1.442,00 m² de área construída, em um terreno de 2.849,36 m², iniciaram em fevereiro de 2021. Após autorização específica do Conselho Curador da Febe, parecer favorável do Ministério Público Estadual (MPSC) – Curadoria de Fundações e emissão de Alvará Judicial, o imóvel foi vendido oficialmente em novembro deste ano.
O anfiteatro e a história da FEBE
Criada em janeiro de 1973, a Fundação Educacional de Brusque (Unifebe) marcou em Brusque e região o processo de interiorização do ensino superior. Após quatro anos da criação da Escola Superior de Estudos Sociais, em 1977, a instituição iniciou a construção de uma sede própria, já que até então, as aulas eram ministradas nas dependências do Colégio São Luiz. Em 1979, os serviços foram paralisados por falta de recursos e retomados apenas em 1985.
Com o apoio do município de Brusque, na gestão do então prefeito de Brusque, José Celso Bonatelli, no dia 30 de abril de 1987, a Febe inaugurava sua primeira sede própria, fruto do trabalho constante de docentes, diretores, conselheiros e comunidade em geral. O evento contou com uma cerimônia realizada na entrada do novo prédio, que além de salas de aula, tinha um amplo anfiteatro com 425 lugares.
Com a criação do campus Santa Terezinha, em março de 2001, o anfiteatro passou a abrigar cerimônias e eventos da instituição até outubro de 2013, quando um incêndio danificou parte da estrutura.