Juliano César
“Um dia histórico e vitorioso para a nossa comunidade escolar”, assim foi o depoimento de uma moradora do distrito de Aguti, interior de Nova Trento, nas redes sociais. É que durante a reunião com os pais da Escola Municipal de Educação Básica Aguti, no sábado, 23, o prefeito Tiago Dalsasso (MDB) anunciou o fim das salas bisseriadas, a partir do ano letivo de 2022..
Atual diretora, Leoniria Fátima Anzini Mistura, 51 anos, trabalha há 30 no Aguti. Para ela, a separação dos estudantes por séries normais é a realização de um sonho. “Por mais que nos esforçamos, é complicado ministrar aulas com duas turmas. Acredito que seja um marco para nossa escola e, principalmente, aos estudantes”, analisa.
Atualmente, o Aguti soma 89 alunos que estão divididos do pré ao nono ano. No período da manhã, frequentam estudantes do sexto, sétimo, oitavo e nono ano separadamente. Já no vespertino, são alunos do primeiro e segundo anos em uma sala, e do terceiro e quarto em outra, além do quinto ano e, também, o pré escolar. “Tenho a certeza que, a partir de 2022, todos ganharão mais atenção e qualidade, com as séries separadas”, destaca a diretora.
A Associação de Pais e Professores (APP), da escola, que tem como presidente a professora Rita Casiane Kricinski, e vice-presidente Evandro Esmael Budkewicz, teve papel fundamental para que esse desejo da comunidade tornasse realidade. Em conjunto com os pais, eles procuraram o prefeito Tiago Dalsasso e fizeram o pedido para que os alunos não mais estudassem juntos.
E para atender essa nova demanda, a tendência é que dois novos professores sejam contratados. Também haverá alterações na carga horária das disciplinas de Artes, Inglês, Ludicidade e Educação Física.
Além da diretora, a Escola Municipal de Educação Básica Aguti tem como coordenador pedagógico, Fábio Nascimento Gomes Lordêlo, e a secretária é Tatiani Aparecida Kammer.
Sequência
Após a formação no nono ano, parte dos estudantes segue os estudos na Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, Centro de Nova Trento. E os alunos do Trombudo, Rio Veado e Cancelas frequentam a Escola de Educação Básica Professor Tercílio Bastos, no distrito de Pinheiral, em Major Gercino.