Nesta quinta-feira, 18, alunos das redes municipais e estaduais de São João Batista retornaram às salas de aula, após 11 meses suspensas.
O retorno das aulas presenciais ocorre de forma escalonada, seguindo o mesmo ritmo tanto no município como estado.
Os primeiros a voltarem foram os estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Na próxima segunda-feira, 22, será a vez dos alunos da Pré-Escola e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. E, no dia 24, das creches.
As primeiras escolas a receberem os alunos foram a Escola de Educação Fundamental Alice da Silva Gomes, no Centro, com 271 estudantes no presencial, e Professora Araci Espindola Dalcenter, no Jardim São Paulo, com uma média de 160 alunos.
Na Rede Estadual, voltaram 267 alunos na Escola Patrício Teixeira Brasil, do 4º ao 9º ano. As séries iniciais ainda não retornaram devido às professores serem gestantes. Por isso, a escola aguada a contratação de novos professores para a próxima semana.
Na Escola de Educação Fundamental São João Batista, cerca de 600 estudantes voltaram para as aulas presenciais. Na escola Lídia Leal Gomes, em Tigipió, retornaram cerca de 70 alunos do 1º ao 5º ano para, na próxima semana, a escola receber os demais alunos do 6º ao 9º.
Em todos os níveis, o retorno acontece com 50% da capacidade de atendimento de cada unidade e seguindo as diretrizes dos Planos de Contingência elaborados para mitigar as probabilidades de contágio por Covid-19. Com isso, as atividades presenciais seguirão um sistema de rodízio, sendo que os estudantes do Pré ao Ensino Fundamental terão uma semana com aula presencial, seguida de uma semana com atividades para fazer em casa.
Também foram disponibilizados dois modelos de ensino à distância para os pais/responsáveis que optarem por manter os filhos em casa.
Um deles é focado integralmente em aulas online e, o outro, na retirada de materiais impressos na escola, assim como ocorreu ao longo do último ano.