Juliano César
O Caravaggio, recentemente profissionalizado, conquistou o acesso e jogará o Catarinão da Série A 2025. O clube de Nova Veneza confirmou a vaga na elite ao eliminar o Juventus na semifinal da Série B 2024 e confirmar vaga na decisão da disputa. No jogo de ida, em Jaraguá do Sul, o Caravaggio havia perdido pelo placar de 2 a 1. Na tarde de domingo, 11, no jogo de volta, no estádio da Montanha, o Caravaggio venceu o time jaraguaense por 3 a 1. O clube de Nova Veneza se profissionalizou em 2021 e logo no seu primeiro ano conquistou o acesso para a Série B. Em 2022 e 2023 permaneceu na Série B estadual. E, em 2025, jogará na elite. Em feito em tanto.
SANTA CATARINA É RIO DO SUL NA SÉRIE A 2025
A outra equipe que garantiu vaga na elite é o Santa Catarina. O time de Rio do Sul carimbou o passaporte ao superar o Camboriú na semifinal da Série B. No sábado, 10, o Santa Catarina empatou em 0 a 0, no estádio Alfredo João Krieck. Como havia vencido na ida por 1 a 0, o clube de Rio do Sul garantiu a vaga. Em 2023, o Santa Catarina lutou para alcançar a vaga na Série A do Campeonato Catarinense e acabou amargando a eliminação na semifinal, quando foi derrotado pelo Internacional de Lages. Agora, Santa Catarina e Caravaggio decidem o título. O primeiro jogo das finais será neste sábado, 17, no estádio da Montanha, em Nova Veneza. E a segunda e última partida será no domingo, 25, no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul.
SC JÁ TEVE QUATRO CLUBES NA SÉRIE A
Em 2015, a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol contava com a presença de quatro clubes catarinenses: Avaí, Figueirense, Joinville e Chapecoense, o que foi um recorde. No fim da competição, dois deles caíram: Avaí e Joinville. No entanto, ficou um gostinho de que o futebol do estado poderia mais. Soma-se a isso, aos títulos do Criciúma pela Copa do Brasil em 1991 e da Chapecoense na Sul-americana em 2016 (apesar do desastre aéreo), momentos épicos ao nosso futebol. Também importante ressaltar aqui a ascensão do Brusque, que chegou à Série B do Brasileirão, após os títulos na D e C.
ATUALMENTE, APENAS O TIGRE ESTÁ NA ELITE
Mas, ultimamente, nosso estado não vive os seus melhores dias. Tudo bem, estamos com o tigre na Série A, onde faz, até aqui, uma boa campanha. E o objetivo nesse returno é se manter na elite, ou seja, não cair para a Série B. Na Série B, por exemplo, após o fim do turno, dos três representantes, o Avaí está no meio da tabela, depois que chegou até mesmo a liderar a competição por algumas rodadas. Já Chapecoense e Brusque estão na zona de rebaixamento para a C.
BRUSQUE SEM O AUGUSTO BAUER
Aliás, o Brusque está com muitas dificuldades nesta Série B. A principal causa da má fase seria a ausência de jogar em casa, no Augusto Bauer, que pertence ao Carlos Renaux e que passa por uma reforma e ampliação. Em breve estará apto ao marreco. Com isso, o clube está mandando seus jogos no Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, ou na Ressacada, em Florianópolis. É claro que não jogar na cidade de Brusque, em uma competição tão extensa é muito ruim ao Brusque. Apesar disso, mesmo sem o Augusto Bauer, no Campeonato Catarinense, o Brusque chegou até a decisão do título.
FIGUEIRA BUSCA CLASSIFICAÇÃO NA C
Na Série C, até o momento, o Figueirense está em oitavo lugar, no limite para se classificar à segunda fase. Depois, terá um quadrangular em que dois de cada chave se classificarão para a Série B. Estamos na torcida pelo Figueira, mesmo sabendo que, até aqui, o clube não faz uma boa competição. Mas nessa altura do campeonato, o importante é garantir vaga no G8 e, depois, lutar por uma das quatro vagas. E a torcida do alvinegro merece, no mínimo, um Figueirense na Série B.