Simone Cristina Dalbosco
Especialista em Desenvolvimento Humano
Quantas vezes em nossas vidas, somos surpreendidos por situações adversas e nos vemos totalmente desnorteados, sem saber por onde começar, qual o caminho a seguir e quais decisões considerar como corretas.
Mas vem cá, em algum momento de sua vida você já passou por isso? Pois bem, muitos de nós já passamos por situações semelhantes. E qual a primeira coisa que fazemos quando esse tipo de coisa acontece? Sofrer por antecedência!!! Isso mesmo, sofremos sem saber ao menos se o que está acontecendo terá o resultado que tanto tememos.
No livro o Poder da Paciência de M.J. Ryan, o autor aborda a importância da paciência em meio aos momentos adversos e como ela se faz necessária em nosso cotidiano nesse tempo pós-moderno. Afinal, vivemos em um mundo cheio de informações e a cada momento somos surpreendidos com novas coisas que acontecem ao nosso redor.
O livro relata ainda como o próprio autor mudou seus comportamentos através da empatia e paciência e começou a desfrutar melhor os momentos de sua vida. De acordo com o livro o que diferencia as pessoas pacientes e impacientes, é a forma como elas enxergam e enfrentam as suas adversidades diárias. Podemos citar como exemplo o próprio autor que sofria com a pressão que sentia referente aos prazos que precisava cumprir para entregar seus trabalhos, porém quando ele se convenceu que possuía tempo o suficiente para realizar suas atividades, e que tudo passava apenas de uma questão de organização, passou a ser uma pessoa mais produtiva, leve e feliz.
Em meio ao que a sociedade vem vivendo com a pandemia dos últimos meses, nos vemos impacientes, infelizes e nem sempre somos empáticos. Por isso é muito importante que tenhamos clareza de nossas ações e de nossas reações. Reavalie seus comportamentos e reflita como você poderá muda-los, afinal quando sofremos por antecedência, sofremos no mínimo dias vezes. E então, pratique a paciência!