Juliano César
REPÚBLICA DOS PEIXER I
Um dos primeiros sobrenomes desta terra, com a chegada dos imigrantes oriundos do antigo Reino de Sardenha, atual Itália, os Peixer têm forte presença em São João Batista, principalmente no interior. E, curiosamente, eles ocupam cargos no primeiro escalão da atual gestão do prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB).
REPÚBLICA DOS PEIXER II
Almir Peixer, o Déi do Gás, é o vice-prefeito e, agora, também vai assumir a intendência do distrito de Tigipió. Como é de família do interior, conhece bem a região de cima, o que vai proporcionar um apoio para Hélio Peixer, que tem cargo comissionado na própria intendência.
REPÚBLICA DOS PEIXER III
Não diferente, Déi também dará um apoio ao secretário de Agricultura, Manoel Serafim Peixer. E para finalizar a ‘República dos Peixer’, tem Juliano Peixer, que reside no distrito de Tigipió, mas que ocupa o cargo de chefe de gabinete. Coincidência ou não, os Peixer estão com toda a moral na atual gestão.
A SAÍDA DE DANIEL
A demissão do ex-prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, tem grande repercussão no Vale do Rio Tijucas, especialmente em São João Batista, mas não deve ser analisado como fato isolado. Assim como Carlos Moisés da Silva negociou com o ‘centrão’ barriga verde, Daniela Reinehr também já tem ao seu lado alguns dos barões da política catarinense. A disputa está acirrada e hoje, inclusive, há dúvidas se Moisés voltará ou não ao cargo.
ÓRFÃOS
A jornalista Dirleni Dalbosco, que ocupa o cargo de assessora de gabinete na Secretaria de Desenvolvimento Social; Ledir Crispim Sardo, a Leda, que é gerente de fiscalização, acompanhamento e monitoramento de obras habitacionais e Luz Henrique Lauritzen, o Dick, diretor de fiscalização e regularização fundiária, seguem nos cargos ao qual foram nomeados por Daniel Cândido. Até quando? Nem eles sabem a resposta.
BULIGON TAMBÉM É EXONERADO
Quem também deu adeus a um cargo no Governo do Estado foi o ex-prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, que ocupava o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico. Ele recebeu exoneração nesta quinta-feira, 29. Em seu lugar, assume Ricardo Gouvea, que foi secretário de Agricultura no governo Moisés até o começo de 2021. Falta uma semana para o Tribunal de Impeachment decidir o futuro do Governo do Estado, e a chapa está quente em terras da Nossa Senhora do Desterro.
FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO I
Quase sempre em suas falas nas redes sociais, Daniel Cândido usa uma frase de efeito que já virou slogan de suas declarações: “olhar para frente, fazer o que é certo e melhorar a vida das pessoas”. Pois com a demissão dele no Governo do Estado, Márcio Reis, o Bambu, se utilizou da mesma frase para comentar a saída do ex-prefeito: “a governadora olhou pra frente, fez o que e certo, e melhorou a vida das pessoas”.
FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO II
Vale lembrar que logo após as eleições estaduais de 2018, Bambu foi exonerado do cargo de assessor do então vice-prefeito de São João Batista, Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, pelo próprio então prefeito Daniel Netto Cândido. Pois então!
EM BANHO MARIA
Tão bem anunciado durante o processo de transição e nas primeira semanas do atual governo de Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, o famoso Conselho Municipal do Prefeito – órgão não oficial – já esteve mais atuante nos meandros do Poder Executivo. Segundo a presidente Mary Gilz, ela e os demais membros estão no processo de reorganização do mesmo. Ainda fazem parte do grupo: Almir Soares, Anderson Marchi, Adalberto Motter, Júlio Xavier, Pedro Sartorato, Eurli Silva, Renato Goedert e Neiva Cordeiro.
B38
Grupo denominado B38 (Bolsonaro e 38° presidente) realizou no sábado, 1º, uma carreata por São João Batista, com o objetivo de apoiar o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. A saída foi às 15h, na praça deputado Walter Vicente Gomes. Mesmo sendo um movimento político, os membros se auto-intitulam apolíticos. Vai entender!
SABATINA
A diretora do hospital Vanderléia Rosa, a Léia, passou por uma verdadeira sabatina na sessão da Câmara de Vereadores de Canelinha nesta semana, devido ao projeto do Poder Executivo, que pede a retirada do nome maternidade, do hospital de Canelinha. Segundo o Executivo, a permanência desta nomenclatura gera um ônus financeiro ainda maior para regularizar a situação dos partos na cidade.
FUTURO DAS UTIS
O secretário de saúde de Major Gercino, Marcos Marcelino, que é o presidente do Comitê Bipartite Interegestor de Saúde, está em contato direto com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para saber como ficará a situação das Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), pós-pandemia, no Vale do Rio Tijucas. Há uma grande possibilidade que, ao menos, dez leitos continuem no Hospital Imaculada Conceição em Nova Trento. Em São João Batista não há tratativas nesse sentido, pois as que aqui estão já pertencem ao município.