Juliano César
Daniel Silveira (DC), ex-vereador de São João Batista e hoje residindo em Itapema, é mais um candidato a deputado federal pela região. Segundo o próprio, o principal objetivo é colaborar com a campanha a presidente de Jair Messias Bolsonaro (PL). Curiosamente Silveira tem o mesmo nome e sobrenome de um deputado federal bolsonarista pelo Rio de Janeiro. Além dele, Márcio Reis, o Bambú (Pat), de São João Batista, e Juarez Soares (Cid), de Tijucas, também são candidatos a deputado federal.
HISTÓRICO POLÍTICO
Nas eleições de 1990 e 1998, Daniel foi candidato a deputado estadual pelo PDT e PP, respectivamente, mas não se elegeu. Já em 1992 e 1996, foi eleito vereador na Capital Catarinense do Calçado, primeiro pelo MDB e, depois, no PP. Ao ser questionado se foi o mais polêmico vereador dessa época, ele diz que não. “Para mim era o Calinho”, se referindo a Carlos Francisco da Silva, ex-vereador do 11.
MAIS UM A ESTADUAL
O advogado Mário Marcondes do Nascimento, de São João Batista e hoje residindo em São José, é mais um candidato com raízes no Vale do Rio Tijucas. Ele já foi vereador na Capital Catarinense do Calçado, de 2001 a 2004, e candidato a prefeito em 2004. Em 2014, se elegeu deputado estadual. Tentou a reeleição em 2018, mas sem sucesso. Além dele, o ex-prefeito Daniel Netto Cândido (Pod), Altair Silva (PP), e o tijuquense Diocélio Adelino dos Santos (Sol), são nomes da região.
CONVITES
Depois de uma tentativa no início do ano, que incluiu uma visita do deputado Altair Silva acompanhado do presidente da sigla, Mário José Soares, membros dos Progressistas de São João Batista voltaram a convidar os empresários Alyson dos Santos e Adriano Airton Ramos, o Adriano do Ito, para que retornem ao partido. Dessa vez, o convite veio de Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel, e Gilberto Adriano Goerdert, o Beto Guede.
ÁUDIOS VASADOS
E novamente grupos de whstsapp receberam áudios do prefeito de São João Batista, Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), que dialoga com interlocutores, neste caso, o vereador Teodoro Marcelo Adão e o vice-prefeito Almir Peixer, o Déi do Gás. Em ambos, Pedroca fala sobre as dificuldades financeiras que a prefeitura enfrenta e dá a entender que não terá recurso para colocar as creches a funcionarem. Em outro, diz que é uma vergonha o que fizeram com o Ginásio do Manecão. E diz que está pronto para falar umas verdades. Pois então!
MORTE DO EX-PREFEITO DE MAJOR I
Em virtude do falecimento do ex-prefeito de Major Gercino, Nézio Domingos Dellagnolo, 83 anos, a Câmara Municipal de Vereadores não realizou a sessão ordinária na segunda-feira, 22, em virtude do velório ter ocorrido na sede do Poder Legislativo. Como este mês de agosto haveria a possibilidade da não realização de uma sessão, pois são cinco segundas-feiras, decidiu-se por realizar a quarta sessão do mês, nesta segunda, 29.
MORTE DO EX-PREFEITO DE MAJOR II
O senhor Nézio Dellagnolo foi prefeito de Major Gercino, de 1977 a 1982. O irmão, Zelásio Angelo Dallagnolo também esteve prefeito em duas gestões: 2005 a 2008 e 2009 a 2012. Já o filho Nezio Fernando Dellagnolo (in memorian) foi vereador de 2009 a 2012 e vice-prefeito de 2013 a 2016, durante a gestão de João José David.
DE TIJUCAS A PORTO BELO
Thiago Peixoto dos Anjos (PDT), que foi o segundo colocado nas eleições a prefeito de Tijucas em 2020 vai apoiar um candidato a deputado estadual do MDB. Trata-se do ex-prefeito de Porto Belo, Emerson Stein. Aliás, dos Anjos até postou um texto nas redes sociais destacando essa tomada de decisão.