Augustó César Diegoli
Santa Catarina tem 4,5% do total de Microempreendedores Individuais (MEIs) do Brasil, o sétimo maior número nacional, e lidera o percentual na indústria: 13,8%. Estes e outros dados integram estatística do segmento empresarial de 2022, divulgada pelo IBGE com o objetivo de consolidar dados e permitir mais comparações. O estado fechou 2022 com 653,4 mil pequenos negócios com esse perfil. Considerando somente 2022, SC registrou crescimento de 15,4% em relação ao ano anterior, o que significa 87,2 mil a mais.
SC competitiva
Santa Catarina celebrou mais uma vez a destacada posição do estado e de cidades nos rankings nacionais de competitividade do Centro de Liderança Pública divulgados na última semana. O estado foi o segundo mais competitivo pela oitava vez. Florianópolis liderou o ranking de cidades pela segunda vez e SC teve 12 municípios entre os mais competitivos. Muito desse resultado está ligado à gestão pública porque são avaliações de 99 indicadores, a maioria de serviços públicos que proporcionam qualidade de vida aos cidadãos.
Proibido importar
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 4309/23, que proíbe empresas de importar leite em pó e transformá-lo em leite líquido para venda no mercado nacional. O texto estabelece como punição para as empresas que descumprirem a medida uma multa de até R$ 1 milhão e suspensão temporária ou definitiva do alvará de funcionamento.
Protagonismo ambiental
A segunda edição do ESG Summit Brazil, que ocorreu em Florianópolis, atingiu o objetivo de discutir e mobilizar para lançar movimento internacional pelo desenvolvimento econômico sustentável e a preservação do planeta. Um dos palestrantes, o embaixador da Unesco defendeu a internacionalização da economia verde brasileira. Para ele, o Brasil precisa se unir para se apresentar ao mundo como uma marca de produtos sustentáveis. Assim, deixaria de ser principalmente, um vendedor de commodities.
Se a moda pega …
Um homem que plantava maconha em casa, em São José, teve decretado o perdimento do imóvel, além da condenação a cinco anos de prisão em regime inicial semiaberto. Ele tinha 175 pés e uma estufa com estrutura de alto investimento. Como usava o imóvel para o tráfico de drogas, foi determinado seu perdimento em favor da União. Se a moda pega …
Ovnis
O Arquivo Nacional trouxe a público cerca de 30 documentos que registram relatos de pilotos brasileiros sobre avistamentos de objetos voadores não identificados no espaço aéreo nacional. Todos de 2023, foram feitos aos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB). Um deles fica no Morro da Igreja, em Urubici. Detalhe: a maioria dos relatos de óvnis concentra-se na região Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e SC.
Sucesso total
A 67ª Pronegócio, realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (Ampebr) foi palco de negociação entre fabricantes de Santa Catarina e compradores de todo o Brasil. O evento reuniu mais de 700 lojistas ao longo de quatro dias de realização, que adquiriram produtos da coleção Alto Verão 2025. No total, foram mais de 700 mil peças comercializadas.
Altas capacidades
A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, informou que passam agora de 4 mil os brasileiros com superdotação ou altas habilidades, também chamados de “superinteligentes”, incluindo 1.283 crianças e adolescentes mapeados. O Estado de São Paulo lidera a lista, com 1700 superinteligentes, depois Rio de Janeiro, com 423 e Minas Gerais, com 322. SC tem 157.
Questão de sobrevivência
Com a inauguração atrasada em 12 anos do Contorno da Grande Florianópolis, e a nítida melhora na fluidez do transporte de carga e no conforto para o motorista, os olhares estão concentrados, agora, para o colapso do trecho Norte da BR-101. Curiosamente, o trânsito na região de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú já estava até pior do que na região metropolitana da capital. A rodovia está completamente saturada, com característica de avenida. Caminhoneiros perdem mais tempo em seus deslocamentos, gasta-se mais combustível, lançam-se mais gases na atmosfera e poluição no ar em meio a uma escancarada crise climática. Perdemos competitividade e o humor dos motoristas nas filas. Isso sem falar nas terríveis perdas humanas com os acidentes que deixam famílias sem seus entes queridos. É muito simples entender como chegamos a esta situação. Santa Catarina adotou, nos últimos 15 anos, uma política fiscal agressiva e exitosa. Empresas escolheram o estado para importar seus produtos e insumos. Criou-se um mercado pujante no setor logístico e a arrecadação subiu de forma exponencial. O crescimento econômico da região não veio acompanhado do aumento da oferta de infraestrutura. Faltou planejamento e investimento. A rodovia permaneceu praticamente a mesma.
Fairtec 2024
Brusque se prepara para receber a Feira Tecnológica da Construção Civil, a Fairtec 2024, que ocorrerá de 12 a 15 de setembro no Pavilhão de Eventos. Com mais de 80 expositores já confirmados, a feira promete trazer as mais recentes inovações e tendências do setor. O evento é realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), em parceria com a Andrade Eventos. Nesta edição, o Pavilhão de Eventos será transformado em um espaço dedicado a apresentar produtos, soluções e inovações para a construção civil.
Desafio
Santa Catarina precisa entender que a Reforma Tributária irá acabar com a guerra fiscal em apenas 10 anos. Com isso, teremos que apresentar outros excelentes motivos para as empresas e indústrias permanecerem aqui no Estado. Temos cinco portos que só não crescem mais devido à burocracia e falta de infraestrutura no entorno. Capital humano nós temos. O que falta é investimento pesado em infraestrutura.
Escola de Costura
A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região em parceria com a Prefeitura Municipal de Brusque, promoveu a formatura dos profissionais que participam do projeto “Escola de Costura”. Ao todo, 57 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso que ocorreu no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC). O projeto já formou quase mil alunos. O presidente da entidade falou da alegria de presenciar a formatura de mais uma turma de concluintes. O projeto fomenta a economia, capacitando profissionais para o mercado de trabalho.
Arbitragem: vantagens para as empresas
Uma das vantagens em recorrer à Arbitragem para resolver problemas com os consumidores está no sigilo do procedimento, que em muitos casos pode evitar a divulgação de informações capazes de prejudicar sua imagem no mercado. A rapidez da decisão arbitral constitui outro benefício, pois reduz os desgastes no relacionamento com o cliente. Dependendo da reclamação, a especialidade do árbitro talvez represente um diferencial importante em relação ao Judiciário. Tome-se como exemplo, um episódio real ocorrido com um fabricante de cosméticos. Uma consumidora que usara um creme fabricado pela empresa ameaçava entrar na Justiça, alegando que o produto havia causado sérios ferimentos em seu rosto. Ela também se dizia disposta a alardear o caso, denunciando-o em programa de TV. Diante da situação, o fabricante sugeriu a Arbitragem como forma de solucionar o problema, proposta aceita pela consumidora. Uma médica dermatologista foi indicada para conduzir o processo arbitral. Chegou-se à conclusão de que as lesões eram causadas pela doença lúpus e não pelo creme vendido pela empresa de cosméticos.
Nazismo em SC
Talvez porque ninguém tenha perguntado a ela, a relatora especial da ONU para formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, a cientista política indiana Ashwini K.P. que esteve recentemente em Florianópolis, esperou chegar ao Rio de Janeiro para relatar suas impressões daqui. Em entrevista coletiva denunciou o crescimento de células neonazistas no sul do Brasil, especialmente em SC. Pontuou que “o maior problema em SC é a falta de dados desagregados” sobre o assunto e que é necessário que o governo local “saia da negação” e aborde o tema com o mesmo afinco de outros estados. Estudo de 2022, indicava que havia ao menos 530 células extremistas no território brasileiro. Em abril, o Conselho Nacional de Direitos Humanos acionou a ONU para alertar sobre o avanço neonazista no Brasil.
Biotecnologia têxtil
A Siderquímica está investindo aproximadamente R$ 10 milhões para desenvolver o primeiro laboratório avançado de pesquisa em biotecnologia têxtil das Américas, em Brusque. Com o equipamento, Santa Catarina não só mantém sua posição de destaque no setor, mas também se torna referência em tecnologia avançada para prática ESG (Sustentabilidade, Social e Governança). Tudo isso é viabilizado pela parceria com a Colorifix, uma inovadora tecnologia desenvolvida no Reino Unido, que trará para o laboratório o primeiro biofermentador para aplicação têxtil, com previsão de inauguração em breve. Este laboratório promete transformar o processo de tingimento de tecidos, com a tecnologia de modificação genética que utiliza o DNA de cores encontradas na natureza para criar pigmentos por meio de microrganismos, otimizando o consumo de água, tornando os processos mais sustentáveis. Permite uma redução significativa na emissão de CO2, em comparação com as técnicas tradicionais de tingimento de tecidos, o que representa um avanço substancial no controle das emissões de gases de efeito estufa. Essa diminuição é alcançada graças a eficiência do processo biotecnológico, que demanda menos energia e recursos naturais, tornando-o uma alternativa sustentável para a indústria têxtil.
Alerta de golpe
Se você compra pela internet e recebe mensagem ou e-mail dizendo que sua encomenda foi taxada e por isso está retida ou então pedindo que você atualize seu endereço, fique atento. Os Correios emitiram um alerta: é golpe. Estelionatários têm enviado sms fingindo ser dos Correios. Se você costuma fazer compras na internet e tem o seu cadastro junto aos Correios, não pode mais confiar nas mensagens que chegam no seu celular. Por meio de links maliciosos, os criminosos direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados confidenciais são roubados. Para aprender a identificar tentativas de golpes, que utilizam o nome dos Correios, basta tomar algumas precauções básicas como, por exemplo, desconfiar de mensagens urgentes, conferir o e-mail e o nome do remetente antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. No caso dos Correios, o e-mail é @correios.com.br Também é recomendado não clicar nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.
Inclusão
Novas leis estaduais aumentam a inclusão no estado. A 19.033/24 determina que empresas que editem ou comercializem produtos gráficos, como livros, jornais e revistas, tanto impressos quanto digitais, disponibilizem os produtos também por meio de formatos acessíveis às pessoas com deficiência visual. A 19.035/24 institui o selo “autista a bordo”, para conscientizar a população sobre o desconforto que sons estridentes, como buzinas, podem causar em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Agenda armamentista
O prefeito de São José quer fazer de sua cidade a mais segura de SC e, quem sabe, do Brasil, se o indicador disso for armar as forças de segurança do município de 270 mil habitantes. É que meses após anunciar a compra de 14 fuzis para a Guarda Municipal, acaba de divulgar a aquisição de 160 pistolas Glock para os agentes. Para o prefeito, São José é lugar de gente ordeira, onde bandido não se cria. Disse: estamos armando a nossa Guarda para proteger o povo e não dar trégua para criminoso.
Crematório pet
Com direito a cerimônia personalizada, um crematório de Balneário Camboriú agora está oferecendo o serviço para animais de estimação. Os planos preventivos custam, no mínimo, R$ 150. Mas variam de acordo com o peso e espécie do animal.
Reajuste na luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou um reajuste médio de 3,02% nas tarifas de energia da Celesc. O valor já entrou em vigor dia 22. As porcentagens variam de 4,19% para consumidores de baixa tensão e 0,75% para grupos que consomem alta tensão. Os 0,75% se enquadram no grupo A de consumidores, que representa as indústrias e grandes empresas com fornecimento em alta tensão. Já o reajuste de 4,19% é destinado no grupo B, que inclui as residências, pequenos comércios e consumidores rurais conectados em baixa tensão.
Redução do lixo
Cientistas e empresas estão sempre em busca de inovações que melhorem a vida no planeta. Uma dessas invenções de um pesquisador de SC consiste em mix de óleos vegetais, um poliol verde, que pode reduzir em 30% o volume de lixo no mundo gerado por espumas industriais. Ele substitui o poliol de petróleo. Essa invenção foi apresentada ao empresário Fernando Luft, que articulou a criação da multinacional LEAF (iniciais de Leading Environmental Advenced Form), que começa a disseminar essa novidade sustentável no mercado.
Repúdio ao STF
Impressiona, pelo ineditismo e representatividade, envolvendo alguns milhares de catarinenses filiados a tais organizações, a nota de repúdio à atuação do STF, emitida e encabeçada pela CDL de Florianópolis. Outras 110 entidades, de todas as regiões de SC, a subscrevem. Ela diz que “ao longo dos últimos dias fomos surpreendidos com inúmeras reportagens por meio das quais tomamos conhecimento de condutas de certos integrantes do alto escalão do Poder Judiciário que ferem regras básicas de imparcialidade e do papel de cada um na sistemática de apuração dos fatos e de aplicação das leis em vigor”. Acrescenta que, “todavia, isso não foi o suficiente para arrefecer a escalada autoritária a que estamos submetidos, culminando no encerramento, em solo brasileiro, das atividades de um serviço com milhares de usuários, com o consequente fechamento de inúmeros postos de trabalho”.
Equidade
Se nossa corte suprema causa repulsa para o brasileiro democrata e honesto, o Judiciário de SC é motivo de orgulho. Em mais uma iniciativa de vanguarda, acaba de instituir o comitê de equidade de gênero, raça e diversidades, de caráter permanente vinculado à presidência da instituição. Será responsável por propor objetivos estratégicos, ações, metas e indicadores de melhoria em questões de igualdade de gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero e idade, assim como as demais dimensões da diversidade para o público interno e externo da Justiça catarinense.
Schaefer Yachts
Fundada há mais de 30 anos, a Schaefer Yachts, empresa 100% brasileira, é referência mundial na construção de iates de luxo e está em franca expansão no mercado internacional. Atualmente, presente em mais de 20 países, tendo alguns mercados expoentes como Estados Unidos, Austrália e Paraguai e trabalha no crescimento para a Europa e Ásia. A empresa ganhou pela 12ª vez a premiação Top of Mind na categoria indústria náutica, sendo a mais lembrada entre os executivos catarinenses.
Ruína
Quem não conhece um amigo, parente ou até desconhecido que viu-se na miséria por ter se viciado em jogos? Uma tragédia que se confirma com informação de que os brasileiros, nos últimos 12 meses, desembolsaram R$ 68 bilhões e receberam R$ 44 bilhões. Foram R$ 24 bilhões cobrados em taxas não explicitadas por empresas de apostas, conforme dados do Banco Central.
Influenciadores
Saiu a pesquisa Diversidade Conectada 45+ concluindo que mais de 75% dos maiores influenciadores mapeados no momento tem até 54 anos e apenas 3,3% mais de 65 anos. Por distribuição geográfica a região Sudeste concentra 177, seguida pelo Nordeste com 52, Centro-Oeste com 17 e Norte com 7. A pesquisa não diz quantos deles, todos como influenciadores, na verdade são enganadores.
O que são?
A Polícia Civil do Paraná deflagrou uma grande operação, com mandados de busca em apreensão em Itapema e Balneário Camboriú. O alvo, influenciadores, essa epidemia que toma conta das redes sociais e que, salvo raras exceções, tem em comum a enganação e vigarice. No caso, a trapaça acontecia em rifas de automóveis e de quantias em dinheiro.
Roubo de celular
Neste país tem ranking para tudo. O da hora é o roubo de celular em cidades com mais de 100 mil habitantes. A campeoníssima é Manaus, capital do Amazonas. Entre as 50 mais do país estão Florianópolis, em 31º lugar e Balneário Camboriú em 42º. As preferências maiores são para os smartphones da Samsung (37% dos casos), seguido pelos da Apple (25%), Motorola (23%) e Xiaomi (10%).
Uniasselvi
Pelo 7º ano consecutivo, a Uniasselvi é consagrada como uma das marcas mais lembradas pelos catarinenses na categoria Ensino à Distância. Em seus 25 anos de história, a instituição se expandiu significativamente, acompanhando o desenvolvimento das cidades e regiões onde está presente. Atualmente, é a maior instituição de ensino superior de SC e uma das maiores do país, atendendo mais de 500 mil alunos e contando com mais de 1,2 mil polos distribuídos por todos os estados brasileiros. Oferece um portfólio diversificado, com mais de 500 opções de cursos que abrangem técnicos, profissionalizantes, graduação e pós-graduação. As áreas de estudo incluem tecnologia, educação, saúde, engenharia e muitas outras, atendendo às necessidades de formação de seus alunos.
Turismo
A pequena cidade de Penha atingiu um novo patamar no turismo global. Recebeu, pela primeira vez, uma certificação internacional que coloca o município em uma seleta lista de destinos reconhecidos por adotarem práticas exemplares de sustentabilidade. A avaliação ocorre em diferentes lugares ao redor do mundo e, desta vez, rendeu uma “medalha” de prata para a cidade catarinense, ficando à frente, até mesmo, de Fernando de Noronha que recebeu o bronze. O selo foi concedido pela entidade holandesa Green Destinations, responsável por analisar se o município está apto ou não a receber uma certificação deste gênero. A entidade utiliza critérios rigorosos de sustentabilidade no momento da avaliação, se baseando em princípios universais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecido ONU. O programa existe desde 2014 e, até hoje, só nove cidades do Brasil conseguiram uma certificação.
Mais notícias
acdiegoli.blogspot.com