Aládia Patrícia Peixer Paz – Professora
Nunca foi tão visível o processo de renovação social, em todos os segmentos pode-se perceber a rejeição que ocorre dos mais experientes em relação aos jovens que tem brigado muito para obterem seus espaços garantidos. Na ala dos mais experientes há quem aposte no fracasso total desta geração ao assumirem cargos de liderança dentro da sociedade.
No setor político, dentro dos partidos tradicionais, é o local mais visível desta “disputa”. Desde o processo de emancipação política ou até antes, a história pode nos esclarecer neste ponto, existiu duas alas fortes politicamente e que também comandam a força econômica. No entanto, há algum tempo jovens vêm se aventurando neste espaço buscando um posicionamento, uma aventura nada fácil.
Se no passado as tentativas foram sem muito sucesso, hoje com o enfraquecimento natural da ala dos mais experientes, os jovens avançam e ocupam espaços com muita responsabilidade e atitudes louváveis. Talvez seja o momento de estabelecer uma mesa de diálogos dentro dos partidos, pois esse “racha” não trás benefícios coletivos e sim individuais.
Há tanto tempo se critica o “espetáculo” político nesta cidade e agora mais do que nunca há um grupo de cidadãos dispostos a acabar com isto, então para aqueles que apreciam a boa política, tem-se um momento de real renovação, basta que os envolvidos tenham em mente o benefício coletivo e deixem seus egos um pouco de lado.