Exatamente na sexta-feira, 24, o Esporte Clube Atlético Batistense passará de amador para profissional, mediante o pagamento de um boleto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no valor de R$ 30 mil. Este é o segundo passo do projeto “Avante Série C”. O primeiro foi a aprovação de toda a estrutura do clube para buscar a profissionalização. Na oportunidade, membros da Federação Catarinense de Futebol (FCF) vistoriaram o clube e deram sinal verde à CBF.
INVESTIDOR
A partir de agora, com a quitação via CBF, o Atlético é considerado profissional. Mas, para disputar qualquer competição federada, o tricolor terá que assumir um pagamento no valor de R$ 200 mil, junto a Federação Catarinense de Futebol. Para isso, conta com um investidor, que bancará esse montante.
OS CARIOCAS
Trata-se do advogado carioca Antônio Carlos Batista. Ele é amigo de Sérgio Antônio Alves do Carmo, o Serjão, e Carlos Alberto da Costa Carvalho, o Carlinhos, homens ligados ao futebol no Rio de Janeiro e que buscam investidores para projetos esportivos em todo o Brasil. Este será o segundo projeto em que o advogado vai investir. O primeiro foi na capital fluminense, em uma competição de acesso.
ESTRUTURA
Como parte da estrutura ao projeto de disputar a Série C do Campeonato Catarinense, o Atlético Batistense vai inaugurar ainda no primeiro semestre, um Centro de Treinamento no bairro Índia, em Canelinha. O CT tem investimento particular do empresário Valdecir José Cetti, o Cili, que é vice-presidente do tricolor. Mas, para a sequência do projeto, também vai depender do envolvimento da comunidade batistense e do Vale do Rio Tijucas. O presidente André Cardoso, juntamente com toda a diretoria, se empenham para que o clube possa ter recursos e apoio à competição.
AS EQUIPES
Até o momento, 11 equipes estão propensas a disputar este campeonato. Além do Atlético Batistense, há o Atlético Hermann Aichinger (Ibirama), Carlos Renaux (Brusque), Porto (Porto União), Atlético Itajaí, Orleans, Florianópolis, Guarani (São Miguel D’Oeste) e Blumenau. Três devem subir para a Série B de 2021.