Os professores de História de São João Batista, Malcon Gustavo Tonini e Anderson Loz, participaram na última semana do Seminário Internacional História do Tempo Presente, de forma online, devido às restrições da Covid-19.
O encontro é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-Udesc).
O objetivo do evento foi aproximar os pesquisadores nacionais e internacionais, capazes de contribuir tanto para a compreensão de fenômenos históricos transcorridos ao longo do século XX e início do século XXI, como para a reflexão sobre os desafios teóricos e metodológicos de uma História do Tempo Presente.
A participação de Tonini e Loz como palestrantes foi no Simpósio Temático sobre o ensino de História e as demandas do tempo.
Eles participaram como representantes das escolas de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes, do distrito de Tigipió, e Educação Básica São João Batista, do Centro, respectivamente.
Malcon apresentou o projeto que deu origem a série jornalística ‘Memórias da Colônia’, em que foram publicadas no Correio Catarinense. “Trouxemos nessa história e apresentei aos demais participantes, sobre a importância da história oral dessas famílias do município de São João Batista”, destaca.
Já o professor Anderson apresentou o uso das canções do grupo Engenho, de Florianópolis, no ensino de história local.