Estão expostos no Átrio do Bloco A, do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), banners com fragmentos do livro “O Voo da Águia: 150 anos de imigração polonesa no Brasil”. O título de autoria da historiadora e reitora da instituição, professora Rosemari Glatz, faz uma retrospectiva histórica da vinda dos imigrantes poloneses para o Brasil, que começou por Brusque, em 1869, e avança até o ano de 2019, quando festejamos o sesquicentenário da imigração, também no município.
Nos banners é possível observar as ilustrações e a riqueza histórica do livro, que pode ser utilizado para fins de ensino da história no estado e até na Europa. “Depois de três anos de dedicação, com viagens de pesquisa à Polônia e para tantas cidades de Santa Catarina, que receberam imigrantes polacos, o meu novo título é mais um sonho realizado”, relata a professora Rosemari Glatz.
A versão e-Book já está disponível no site da Unifebe. O projeto foi viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), no município de Brusque, e teve como objetivo disponibilizar o acesso no formato e-Book para as escolas da rede pública municipal, estadual, federal e particulares de Brusque, gratuitamente. O projeto também recebeu o apoio da Fundação José Walendowsky, de Brusque.