Simone Cristina Dalbosco
Especialista em Desenvolvimento Humano
@simonedalboscooficial
Ser mulher vai muito além do sexo e da feminilidade, ser mulher é ter força, garra e determinação. Quem nunca ouviu que mulher é o sexo frágil, que atire a primeira pedra. Mas o que poucos tem a clareza é o quanto as mulheres têm a capacidade de se adaptar a novas oportunidades e desafios.
Na sociedade atual, ainda vemos a discriminação dos sexos em diversas situações, um grande exemplo disso são os cargos de gestão em grandes empresas, onde homens e mulheres ocupam os mesmos cargos em níveis hierárquicos, porém possui salários dispares.
Ouvimos falar tanto de empoderamento feminino e de movimento feminista, que ambas as situações acabam se confundindo.
Enquanto o feminismo é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade, tendo como objetivo final é construir uma sociedade igualdade de gêneros.
O empoderamento feminino não se trata de um movimento, mas sim está ligado a uma consciência coletiva por parte das mulheres e é constituído de ações tomadas por mulheres que buscam não ser inferiorizadas por serem mulheres, tomando atitudes que vão contra o machismo imposto pela sociedade.
O termo empoderamento remete em sua definição ao poder, a tomar para si a responsabilidade. Quem me conhece, sabe o quanto defendo o empoderamento feminino e a auto responsabilidade por nossas ações.
Muitas de nós mulheres se vitimizam pelas situações desiguais que somos expostas, enquanto outras, usam esse desafio como oportunidade para ressignificar suas crenças e pensamentos e correr atrás de seus objetivos.
Na segunda-feira, 8 de março, comemoramos uma data muito especial, o Dia Internacional da Mulher, dia para ser comemorado como uma grande conquista feminina.
Parabéns a você mulher, que é mãe e pai muitas vezes, filha, avó, esposa, dona de casa, trabalhadora, empreendedora, artista. Você que acorda todos os dias para ir atrás dos seus sonhos e não deixa se abalar com o que os outros pensam sobre você.
Empodere-se do seu brilho especial e vá em busca dos seus objetivos, afinal, como diria Lauro Trevisan: “Vá firme na direção de suas metas, por que o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza”.