Na segunda-feira, 8, ocorreu a eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sintrical). Em chapa única, Rafael Costa Perregil, 36 anos, foi eleito o novo presidente para o quinquênio de 2021 a 2026.
Foram contabilizados 1.234 votos, sendo que a chapa fez 747 votos. Os votos brancos somaram 186 e os nulos foram 301.
Todos os trabalhadores das indústrias, associados ao sindicato, com seis meses de carteira assinada, tiveram direito de votar. Os locais de votação foram nas empresas onde havia mais de 20 funcionários associados e também na sede do sindicato. Todos os protocolos de segurança contra Covid-19 foram seguidos e respeitados.
A posse da nova diretoria ocorrerá em 26 de março, na sede do Sintrical. Após o ato e todos os trâmites legais, Perregil já assume o cargo no lugar do atual presidente Everton Quirino.
Com um plano de gestão já pronto, o novo presidente afirma que a primeira ação a ser tomada à frente do Sintrical será a busca por um diálogo com o sindicato patronal para solucionar o reajuste salarial da categoria. “Ano passado não tivemos esse reajuste e esse ano ainda está por vir”, comenta.
Identificação com a classe
Perregil é natural de São Paulo capital, mas se considera um batistense de coração por morar na cidade há quase 19 anos.
Casado com Adriana Severo da Silva, o casal tem três filhas: Manuella, 11 anos, Beatriz Raphaella, sete, e Diana, dois.
A história dele no setor calçadista iniciou bem cedo. Com 18 anos, em meio a dificuldade de arrumar um emprego durante o período do alistamento militar, o irmão, que já morava em São João Batista, o convidou para vir também morar na cidade.
“Naquele momento se vivia uma grande expansão industrial, consequentemente, com muitas vagas na indústria”, lembra Perregil.
Ao chegar na cidade, ele já conseguiu uma vaga de emprego no “chão” de fábrica. Atualmente, trabalha na empresa Contramão Calçados, na função de auxiliar de supervisão. “Sou de fato o primeiro sapateiro a assumir a presidência do Sintrical”, afirma.
Desejo de ajudar
Esta foi a primeira vez que Perregil colocou o nome à disposição para as eleições do Sintrical.
Entretanto, conta que sempre teve a vontade de poder fazer parte de algo que pudesse beneficiar as pessoas.
“E isso ocorreu no início da pandemia, quando a empresa que trabalho passou por algumas dificuldades e eu, por uma liderança natural, tomei a frente de algumas questões dos funcionários e apresentei no Sintrical”, comenta.
Após essa ação, os trabalhadores da empresa e de outras do setor o procuraram e o incentivaram a participar da eleição.
“Fizemos então a composição da chapa e quando estava tudo fechado mais duas chapas me procuraram para encabeçar a composição deles, porque acreditam que estou no caminho certo”, revela.
O objetivo de Perregil à frente da entidade será buscar ser um sindicato combativo nos direitos trabalhistas. “Já temos um plano de gestão pronto e, além da questão do reajuste salarial, temos alguns projetos como ampliação dos serviços de dentista, trazer um médico pediatra, oferecer cursos de capacitação e mais algumas questões que estamos acertando para oferecer à classe”.
Para ele, o maio desafio será representar os trabalhadores das indústrias com dignidade e sabedoria para cumprir todo o plano de gestão apresentado durante a campanha. “O projeto foi feito, conseguimos vencer a eleição e agora precisamos executar”, frisa.