Juliano César
CHEIRINHO DE COINCIDÊNCIA I
As coincidências existem. E, geralmente na política, elas acontecem quase sempre no apagar das luzes de um fim de mandato. Foi desta forma, na gestão que se findava em 2004, o então prefeito de São João Batista havia assinado a renovação de contrato da Casan para a exploração da água por mais 30 anos. Na gestão seguinte, porém, o Sisam foi criado, e a justiça deu ganho de causa para a então gestão de Aderbal Manoel dos Santos.
CHEIRINHO DE COINCIDÊNCIA II
Mais um dezembro se finda e, agora, o que está em voga é o futuro do aterro sanitário da cidade. O atual prefeito, Daniel Netto Cândido (PSL), autorizou dar prosseguimento ao processo licitatório para terceirizar este serviço, com valor de mais de R$ 13 milhões. Que todo município deveria ser o responsável pelo destino final do seu próprio lixo, é o que poderíamos chamar ser o mais coerente.
CHEIRINHO DE COINCIDÊNCIA III
O problema é que o projeto para dez anos prorrogáveis por mais uma década, possibilitará que o município receba, também, o lixo de outras cidades e regiões. Ou seja, São João Batista passaria a receber o lixo de municípios que decidissem contratar a empresa terceirizada, que vai explorar o aterro sanitário local. O assunto é polêmico e merece, no mínimo, uma discussão entre os Poderes Executivo, Legislativos e a própria comunidade.
CHEIRINHO DE COINCIDÊNCIA IV
É claro que estamos falando apenas de coincidências. Assim, no apagar das luzes, sem a devida atenção da comunidade, fica mais fácil passar despercebido. Literalmente, poderemos em breve ter que usar máscaras, não pela Covid-19, mas para conter o cheirinho do lixo de tantas outras cidades. Basta sentir o cheiro quando se trafega na BR-101, no aterro sanitário em Biguaçu.
SEM CHEIRO
Aliás, sobre toda essa situação, o prefeito eleito Pedroca deixou bem claro que, a partir de janeiro, vai se inteirar sobre o assunto. Segundo ele, se houver situações que não concordar, não dará sequência ao projeto. “Não pode é a população ter que sentir cheiro de lixo, isso eu não quero”, disse.
FOGO AMIGO
As tratativas para os Progressistas indicarem um nome de consenso para a escolha do presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista seguem. A disputa, neste momento, gira em torno de Nelson Zunino Neto e Elizandro dos Santos. Zunino tem a preferência de três dos quatro nomes do partido. E as tratativas para a suspensão do processo de licitação do aterro sanitário lhe abriu mais espaço para demonstrar liderança entre os eleitos. Vamos aguardar.
SEM ESSA DE SIGLA
Por outro lado, Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, não quer influenciar na eleição da Mesa Diretora. O perfil de trabalho dele será com todos os 11 vereadores. Sobre futuros projetos, vai conversar com todas as siglas. “O compromisso meu e dos vereadores é com a população, e não com sigla partidária”, destaca.
DESCASCANDO O ABACAXI
Após falar sobre o assunto em sessões anteriores, o vereador de São João Batista, Tarciso Soares, o Tarciso do Ônibus (PSL), fez uma indicação pedindo que o Poder Executivo tome providências em relação ao local de estacionamento do caminhão de abacaxi e melancia, que fica parado na saída da rodovia SC 410. Esse ponto dá acesso à ponte nova, pela rua Moacir Marcos da Silva, conhecida por rua da Varese. Segundo Tarciso, esta situação atrapalha os motoristas que precisam utilizar a via.
LOMBADA
Vereador e vice-prefeito eleito Almir Peixer, o Déi do Gás (PSL), pediu ao Executivo para que seja feita uma lombada em frente ao Mercado Lidiane, na rua José Francisco Peixer, em Colônia Nova Itália.
WI-FI NO HOSPITAL
Atual vereador, futuro secretário de Infraestrutura e empresário do setor de telecomunicações, Juliano Peixer (MDB), quer que o município disponibilize wi-fi aos pacientes e acompanhantes no Hospital Monsenhor José Locks.
CONTAS APROVADAS
Com ressalva do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE), as contas da atual gestão de Major Gercino foram aprovadas pela Câmara de Vereadores, sem nenhuma polêmica. Haja vista que, apesar das ressalvas, o parecer dos órgãos era pela aprovação, o que leva a crer que são apenas critérios técnicos.
SOMENTE NO DIA 17
Será apenas na próxima quinta-feira, 17, que o prefeito eleito de Canelinha, Diogo Maciel (PSL) anunciará o primeiro escalão do futuro governo. O pesselista aguarda os desdobramentos das negociações sobre a presidência da Câmara para que, então, possa informar quem serão os membros da nova equipe da Prefeitura Municipal.