Nesta semana convido você, a juntos relembrarmos a Espiritualidade do Coração de Jesus. Inclusive, este tema já foi abordado em um artigo que escrevi, na Revista Viver Bethânia em junho de 2019, data em que a Igreja Católica faz memória a esta devoção.Optei por retomar esta temática, porque ela que foi vivida intensamente pelo Servo de Deus Padre Léo, nosso fundador e também porque permanece presente entre nós a partir do Jeito de Viver Bethânia. Além disso, tem sido próprio deste tempo de pandemia, a retomada da vivência da espiritualidade entre as famílias.
Temos ouvido muito em nosso meio a expressão: “Casa, Santuário Doméstico”. É isto mesmo, com o isolamento social, a participação nas celebrações e eventos religiosos ficaram retristos e exigiram adpatações de todos nós. É neste período, que Jesus por meio de seu Coração Misericordioso nos convida a ficarmos mais perto dele, a sermos seus Amigos! Este convite é antigo e já registrado pelo Evangelista São João: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas vos chamo amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.. (Jo 15, 15)”.
Mas, como isto é possível construir esta amizade em meio a pandemia? Creio, que não há outro caminho senão, a coragem de nos abandonarmos n’Ele e aprendermos a amar sem limites.Na prática, esse caminhopode ser construído dia a dia, por meio de hábitos que se consolidem diante da nossa perseverança na fé. Aqui posso mencionar exemplos simples, como: reservar diariamente um momento para as orações, participar da Santa Missa dominical, viver bem os Mandamentos, dos Sacramentos, se colocar à disposição de quem mais precisa e por aí vai.
Na prática, Jesus nos pede para que estejamos inteiros, de alma e coração abertos para assim permitir Jesus participar de nossa vida. Ele quer o seu Sim! Para que ele possa agir como um Amigo certo e sincero de todas as horas, com tudo aquilo que uma amizade sincera tem direito: ombro para chorar, ouvido para escutar, olhar que revela a alma, silêncio que acalma, presença que ampara, braços para lutar, palavras para iluminar, sorriso para encantar, alegria que cativa e abraço que tudo renova, pois o ressuscitado ao nosso lado está!
A partir desta motivação, eu convido você e sua a família a estreitarem os laços de Amizade com Jesus! Tenho certeza que será uma nova experiência, que ressignificará o olhar para vida! É tempo de ir ao encontro do Amor que jorra do Coração de Jesus! Que Deus os abençoe!