No dia 17 de outubro a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São João Batista realizou a 5ª edição do Recicla CDL, um projeto que tem objetivo de promover a arrecadação e conscientização do descarte correto do lixo eletrônico.
O projeto é desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojista de Santa Catarina (FCDL), e pelas CDL’s nos municípios catarinenses, com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
O projeto iniciou em São João Batista em 2016, e sempre contou com a parceria do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam), que realiza a coleta seletiva com quatro lixeiras permanentes na cidade.
Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, o Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas dos gigantes China, EUA, Índia e Japão.
Ao todo foram geradas 2.143 toneladas de lixo eletrônico só no ano passado.
Com base nesses números alarmantes, a equipe da CDL fez visitas a empresas, fábricas e lojas para falar sobre a ação e distribuir cartazes.
Já nas mídias digitais, a entidade trabalhou o lado educativo e de conscientização. E o resultado foi a segunda maior arrecadação de lixo eletrônico desde a primeira edição, com um total de 850kg.
Para o próximo ano, a intenção da CDL São João Batista é conseguir bater mais um recorde não somente de arrecadação, mas de pessoas envolvidas com a reciclagem correta desse material, assim como o lixo seletivo do dia a dia.
Para o diretor executivo da entidade, William Santos o Recicla CDL é uma ação fundamental para uma cidade mais limpa e preservada. “Plantamos, desta forma, na sociedade, a conscientização do descarte correto do lixo eletrônico que produzimos”, diz.
Veja os números das edições anteriores:
1° Edição – 2016 – Arrecadação de 817 kg
2° Edição – 2017 – Arrecadação de 1.400 kg
3° Edição – 2018 – Arrecadação de 300 kg
4° Edição – 2019 – Arrecadação de 571 kg