Por Juliano César
O Partido dos Trabalhadores (PT) de São João Batista sofreu uma baixa na chapa majoritária com a renúncia do candidato a vice, Ingomar Anselmo de Oliveira, ocorrida na segunda-feira, 19. Ele não informou as razões da renúncia. No entanto, em contato com Angelo Zunino, candidato a prefeito pela sigla, ele explicou que Ingomar está com dupla filiação. Para não ocorrer transtornos futuros, decidiu-se por trocar o vice. Agora, o novo candidato a vice de Zunino é Quintiliano dos Santos, o Quintino do PT.
MULTA ELEITORAL
Os outdoors ‘Estevam Vem Aí’ resultaram em uma multa de R$ 5 mil ao empresário Joel Ricardo, apoiador do candidato a prefeito de São João Batista, Estevan Nascimento. A mensagem foi fixada nos outdoors no fim de 2019 até o início deste ano. A decisão, que partiu do juiz eleitoral Alexandre Shramm, foi publicada nesta semana. A representação foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral e tinha como réus, além de Ricardo, o próprio candidato a prefeito e uma terceira pessoa, que teria instalado as placas, por transgressão ao período de propaganda eleitoral. Porém, somente o empresário foi multado. Ele vai recorrer da decisão.
PELO BAR
E no mundo atual onde tudo circula muito rápido devido às redes sociais, o candidato a vereador por Canelinha, Valdeci Nunes (PRB), partido ao qual pertence à coligação do candidato a prefeito, Diogo Maciel, discordou das postagens em redes sociais, ao qual diziam que ele pediu voto para Antônio da Silva, o Tonho (PP). Segundo Nunes, ele estava em um bar na cidade e falou o nome de Tonho e Altamiro, apenas como uma cordial recepção, no momento em que utilizava o microfone de um karaokê.
APOIO DA DAMARES
Em viagem a Brasília nesta semana, a vereadora de São João Batista, Rúbia Alice Tamanini Duarte (PSL), junto com o prefeito, Daniel Netto Cândido (PSL) e o deputado federal Daniel Freitas, estiveram com a ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Entre os assuntos oficiais das demandas do município, eles aproveitaram para pedir apoio para a campanha Salve a Laurinha. A vereadora também pediu para que a ministra ‘olhe com carinho para “São João Batista”.
VAI, NÃO VAI, VAI
Candidato a prefeito de Major Gercino, João José David (Podemos) tem deixado seus correligionários um tanto quanto confusos quando o assunto é tomada de decisão. Primeiro, informou ao público e imprensa que não iria ao debate da Rádio Clube, em São João Batista. Mas, convencido pelos colegas de campanha, por fim, acabou comparecendo ao evento, na manhã de sábado, 17, na Câmara de Vereadores de São João Batista.
DANÇA DOS FAMOSOS
Não é a ‘Dança dos Famosos do Domingão do Faustão’. Mas, Major Gercino também tem gente graúda que dança. Após um intenso debate, o atual prefeito e candidato à reeleição, Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL), acabou encenando uma ‘dancinha’em frente à Câmara, em São João Batista. E, claro, o assunto ‘bombou’ nas redes sociais. Os apoiadores do Pita dizem que foi a ‘dancinha da vitória’. Já os apoiadores do David dizem que ‘ele vai dançar nesta eleição’. O resultado mesmo, somente no dia 15 de novembro.
HOSPITAL DE NOVA TRENTO
O deputado estadual Altair Silva (PP) esteve na quarta-feira, 21, em Nova Trento, município para o qual garantiu recursos para a construção da nova ala no Hospital Nossa Senhora Imaculada Conceição. Emendas apresentadas por Altair contribuíram para a aquisição de equipamentos que vão permitir a ampliação em 32 leitos para atendimento a usuários do SUS. Há um desejo do poder público de transformar o hospital em referência oncológica para pacientes da Grande Florianópolis e da Foz do Rio Itajaí.
ÔNIBUS ESCOLARES
A Secretaria de Estado da Educação informou nesta semana, que distribuirá 73 ônibus novos para o transporte escolar. No Vale do Rio Tijucas, São João Batista, Tijucas e Nova Trento serão beneficiados com a vinda de novos ônibus.Os veículos novos incluem 46 ônibus grandes, com capacidade para transportar até 59 estudantes, e 27 micro-ônibus, com capacidade para transportar até 29 estudantes.A secretaria prevê a entrega de 221 ônibus novos até o fim do ano, adquiridos com recursos próprios e por meio de emendas parlamentares.A expectativa é de que a frota do transporte escolar em Santa Catarina seja totalmente renovada, com 366 veículos adquiridos em dois anos.