Na semana passada, a Comunidade Bethânia de São João Batista realizou um congresso online de educação. A finalidade do evento foi proporcionar reflexões sobre o panorama da educação em contexto de pandemia.
O congresso teve coordenação dos professores Breno Trajano de Almeida e Louize Gabriela Silva de Souza e ocorreu de forma inclusiva, ou seja, com interpretação em libras.
“Foram abordados temas sobre políticas educacionais, ensino-aprendizagem e habilidades socioemocionais, além de promover o fortalecimento de vínculos durante o isolamento social”, explica Almeida.
Ele afirma que, nesse sentido, foi possível atingir os professores que participaram, especialmente nos aspectos reflexivos sobre sua missão.
O gestor da entidade, Anderson Bento Garcia, ressalta que o evento foi destinado a profissionais da Educação de redes públicas e privadas de ensino, de São João Batista e demais redes parceiras.
“A Comunidade Bethânia já desenvolveu projetos educacionais em anos anteriores, com Simpósios de Educação por toda a região. Esse ano, devido à pandemia, iniciamos no ambiente online, primeiro com retiros religiosos, e como a experiência foi positiva pensamos em retomar o projeto educacional também”, comenta.
Profissionais renomados
A programação totalmente online contou com convidados de renome nacional, como o professor Celso Antunes, membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (Unesco) e autor de livros sobre educação.
Também, a psicanalista, filósofa e escritora Viviane Mosé (UFRJ), autora do livro “A escola e os desafios contemporâneos”, a professora Edigleide Rabelo, que é pedagoga, psicanalista e especialista em Gestão Educacional.
E ainda, teve a presença de Gabriel Perissé, mestre em Literatura Brasileira (USP) e Teologia (PUC-RS), doutor em Filosofia da Educação (USP) e autor de vários livros sobre formação, didática e leitura criativa.
O coordenador do evento destaca que em cada fala dos palestrantes, foi possível se sentir acolhido, ouvido e entendido. “Não estávamos tão distantes, apesar de estarmos separados por uma tela de um computador ou de um celular. Nos sentimos pertinho de cada palavra dita, de cada momento, de cada sentimento expressado”, afirma.
Ele acrescenta que nada substitui o calor humano, mas as oportunidades construídas durante o distanciamento social também servem como um grande aprendizado. “Gratidão por tudo, até mesmo pelos imprevistos, pois as máquinas nos desafiam tentando nos mostrar que muito ainda precisa ser feito para chegarmos à perfeição, quer seja na sala de aula presencial ou na sala de aula virtual”, diz.
25 anos de fundação
O gestor de Bethânia informa que, para retomar ao chamado inicial do fundador da entidade, padre Léo, que foi educador, o Congresso de Educação é uma resposta e este tempo de pandemia.
Além disso, o evento também antecedeu a programação dos 25 anos da Comunidade Bethânia.
Neste ano, devido à pandemia, a entidade adaptou as atividades e as missas ocorrem apenas de maneira online. Para comemorar o aniversário, apenas alguns momentos serão abertos ao público dentro da programação oficial de aniversário.
“Após viver um intenso período sem visitação, a Comunidade Bethânia se prepara para retomar a visitação ao Centro Cultural Memorial Padre Léo, em São João Batista, pelos órgãos de saúde”, informa Garcia.
Por isso, para uma visita segura ao memorial será necessário usar máscara, aferir a temperatura, utilizar álcool em gel, manter distanciamento de 1,5 metro e não tocar em superfícies e objetos.
A visitação ocorre mediante agendamento, via Whatsapp oficial da Comunidade Bethânia, pelo número (48) 3265-4416, com atendimento da equipe do Turismo Religioso. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, aos sábados e domingos.
Programação especial
Para viver os 25 anos de fundação, a Comunidade Bethânia preparou uma programação durante todo o mês de outubro. Desde quinta-feira, 1º, até dia 8, ocorre o Cerco de Jericó, com celebrações eucarísticas às 19h30, pelas redes sociais da entidade.
Entre os dias 9 a 11 haverá o tríduo em preparação aos 25 anos, que será aberto ao público, às 19h30, na Arena Multiuso, no recanto de São João Batista.
Já no dia 12, às 9h, o padre Vicente de Paula Neto fará a abertura do ano jubilar, no Quiosque da entidade. Às 10h30 terá adoração na Arena Multiuso. Já às 15h ocorre a Santa Missa, também na Arena Multiuso, e às 20h terá live de lançamento do álbum do PeCê, na capela do Memorial.
Toda programação pode ser acompanhada de casa, pelas redes sociais da Comunidade Bethânia.