Os moradores do interior de Major Gercino, especialmente da região conhecida como Alto Major, aguardam com expectativa a queda de neve. Isso porque em 2013, após 50 anos, o fenômeno foi registrado nos pontos mais elevados do município.
A professora Alini Marques estava em casa, no distrito de Pinheiral, quando a neve começou a cair durante a noite. Como o filho estava com febre, ela preferiu não sair na rua, mas viu os flocos brancos pela janela do quarto. “Comecei a perceber ao ouvir o barulho no telhado. Nunca tinha vivenciado aquela situação”, diz.
Muitas pessoas saíram às ruas no interior e registraram o momento. Mesmo com o intenso frio, a sensação era de alegria. Gabriela Abramovicz lembra que, de repente, a noite ficou um pouco clara. “Então percebemos que estava nevando mesmo. Foi muito lindo”.
Na manhã seguinte, o extensionista da Epagri,Remy Narciso Simão registrou a beleza branca da natureza que, ao raiar do sol, proporcionou ainda mais uma paisagem indescritível. “Ligaram-me do Diamante que havia caído neve. Então fui até lá. Com certeza foi um dia incrível e que proporcionou belas fotos”.
Frio polar
Após comunicado da Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil Municipal de Major Gercino emitiu um alerta à população, sobre a intensidade do frio. O mesmo recado foi estendido pelos demais municípios da região.
Segundo os meteorologistas, o avanço de uma massa de ar polar provocou a queda acentuada das temperaturas em todo o estado. Nesta sexta-feira, 21, a sensação de frio permanece ao longo do dia, com pouca amplitude térmica devido à nebulosidade.
Com as temperaturas muito baixas e alta umidade relativa do ar, existe a chance de neve e chuva congelada nas regiões do Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana, Meio Oeste e Planalto Norte. Não está descartado o acúmulo de neve nas regiões mais altas do estado.
No fim de semana as temperaturas devem permanecer baixas e com a possibilidade de formação de geada ampla.