O DRAMA DOS ÁRBITROS I
Se os atletas amadores sentem a falta das competições esportivas, até mesmo porque alguns faturam com os jogos de futebol ou futsal, imaginem essa parada para os árbitros. A classe, literalmente, sente o impacto não somente pelo prazer de estar atuando, mas também por não poder complementar a renda familiar. Em contato com Robson Varela, que é o presidente da Associação Catarinense de Árbitros (Acarb), ele revela que a situação é bem complicada.
O DRAMA DOS ÁRBITROS I
Com sede em Tijucas, a Acarb foi fundada em dezembro de 2017. Em 2018 e 2019, a associação foi a responsável pela arbitragem das competições em São João Batista, Águas Mornas, Paulo Lopes e Antônio Carlos, por exemplo. Em torno de 50 nomes da arbitragem participaram das competições esportivas nesses municípios.
COMPLEMENTO DA RENDA FAMILIAR
Segundo Robson Varela, para se ter uma ideia do impacto financeiro, árbitros que são escalados diretamente, seja fim de semana ou nos dias de semana, conseguem faturar de R$ 3 a R$ 4 mil por mês. “É um ótimo complemento na renda familiar”, destaca. Agora, com a volta do Campeonato Catarinense, alguns deles estão motivados, mas sabem que poucos serão os selecionados para essa competição.
FCF CONFIRMA A SÉRIE B 2020
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) realizouo Conselho Técnico do Campeonato Catarinense Série B 2020. A reunião teve a presença de representantes dos clubes e diretores da FCF. Carlos Fernando Crispim, diretor de Competições Especiais, foi o responsável por conduzir o evento.Ficou definido que a competição terá seu início em 04/10 e término em 22/11, mas as datas poderão ser alteradas conforme o cenário da pandemia. A entidade estará acompanhando semanalmente a situação para garantir um retorno seguro à todos os envolvidos.
COMO SERÁ
O campeonato terá duas fases, a primeira com os dez clubes jogando todos entre si, em sistema de turno único, classificando-se para a final os dois que somarem o maior número de pontos. A decisão será disputada em partidas de ida e volta, com o vencedor sendo quem obtiver o maior número de pontos nos dois confrontos. Em caso de empate, o campeão será quem tiver a vantagem no saldo de gols da final; persistindo a igualdade, a taça fica com o mandante do jogo de volta. Dez serão os clubes na disputa: Metropolitano, Hercílio Luz, Navegantes, Internacional, Camboriú, Fluminense, Barra, Guarani, Próspera e Caçador.