COVID MAIS PRÓXIMO
Talvez nos daremos conta da gravidade da pandemia do novo coronavírus quando as mortes estiverem bem próximas de nós. Um amigo, um vizinho ou um familiar nos deixando por causa do vírus, é a certeza de que aqueles papos lá em março, que é ‘apenas uma gripezinha’, e que ‘o Brasil não será uma Itália’ foram apenas falácias, sem comprovação com o futuro da saúde no Brasil.
PERDA IRREPARÁVEL
Por mais que a mortalidade não atinja 2%, aquele em que o vírus for letal é 100%. Foi o caso desta semana, do ex-secretário de Administração de São João Batista, Jamir Bernardino Fontes. Um senhor de 60 anos que, como confessou-me no início deste ano, estava com a vida mais tranquila, na busca da qualidade, do bem-estar dele e da família.
OS VERDADEIROS VALORES
A perda de Jamir, e de tantos outros próximos de nós, faz-nos refletir sobre não somente a pandemia, mas os valores da nossa própria vida. Aos familiares, fica apenas o consolo que, neste momento, é impossível se ter uma aproximação, um abraço mais acalorado e uma despedida decente do ente querido. Que os bons valores que essas pessoas deixaram em vida, sejam como um conforto nos corações aflitos dos familiares que, neste momento, perguntam: por que com a gente?
MDB DIVIDIDO
Em recente visita a Major Gercino, o deputado estadual Jerry Comper (MDB) informou sobre o desejo de o Movimento Democrático Brasileiro ter candidatura própria nas eleições municipais que se avizinham. Além de Jerry, os deputados federais Rogério Peninha Mendonça e Celso Maldaner, este último presidente estadual da sigla, endossaram o desejo de um 15 forte em Major Gercino. No entanto, o presidente Waldir Sebastião Ramos, o Deco, defende a composição com Valmor do Pita. Ainda muita água vai rolar.
UTI NO VALE I
Nunca antes o Vale do Rio Tijucas contou com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais de nossa região. E olha que são quatro hospitais. Desde sempre, a todo momento, os moradores do Vale têm que recorrer a hospitais de Brusque, Blumenau ou Florianópolis, para buscar esse tipo de leito e tratamento.
UTI NO VALE II
Pois foi preciso uma pandemia sem precedentes para que o Hospital Imaculada Conceição, de Nova Trento, se disponibilizasse para receber leitos de UTIs para atender a demanda da Covid-19. Espera-se que, passada a pandemia, o Governo do Estado possa dar condições para que os leitos de UTIs continuem a assistir a comunidade do Vale.
SEM DEFINIÇÃO
Prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (PSL) recebeu mensagem do presidente do MDB local, informando que quem vai indicar o vice do 15 será o PSD. É no mínimo estranho, pois até então, o PSL seria o responsável por indicar o vice, primeiro com Rúbia, depois com Déi, pedido vindo do próprio pré-candidato Pedroca.
OUVINTE
Ainda nesse quesito, o próprio Pedroca e o Déi do Gás foram recebidos pelo prefeito Daniel, na Prefeitura Municipal. Pedroca confirmou a candidatura na cabeça, com o Déi de vice, fato já conhecido do público. Por outro lado, como tem feito ultimamente, o prefeito apenas ouviu.
POR ESCRITO
Prefeito Daniel Netto Cândido deve questionar por escrito nos próximos dias, o Diretório e a Executiva do MDB acerca das últimas manifestações de integrantes do partido, as quais deixam a entender que não querem o apoio do prefeito na próxima eleição. O chefe do Executivo diz não entender os motivos para isso.
RUPTURA
Nos bastidores da política local, o clima entre MDB, PSD e PSL há tempos deixa os partidos em situações dúbias e embaraçam o jogo político da situação. A cada dia, um novo diálogo aqui e acolá coloca em xeque a coligação. Inclusive, durante a semana, o próprio vereador Juliano Peixer (MDB) chegou a declarar que não existe mais a coligação. Vá entender!
DE MOLHO
Os progressistas não puderem se reunir durante esta semana, para definir detalhes dos próximos passos do 11 em São João Batista, devido a questões de isolamento em alguns membros da sigla. Na última semana, o PP se viu embaraçado após Alyson dos Santos afirmar por A mais B, que não é pré-candidato, apesar do apoio do deputado Altair Silva.
MENOS OPÇÕES
Com isso, o nome Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel, cresceu dentro da sigla para ser o possível candidato, igual do professor Gorinho. Assim como na situação, dentro do PP tudo está um tanto quanto embaralhado.