O turismo religioso de São João Batista vem sendo representando há 24 anos pela Comunidade Bethânia. Fundada pelo saudoso padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, a entidade localizada no bairro Timbezinho, acolhe pessoas marginalizadas da sociedade que buscam um novo jeito de viver. Além disso, recebe, anualmente, milhões de fiéis que buscam viver uma experiência de espiritualidade.
O carisma do sacerdote tornou-se amplamente conhecido no Brasil pela grande atuação na Renovação Carismática Católica. Ele também palestrou para multidões e usava exemplos concretos e simples do dia a dia para chegar aos corações mais endurecidos.
Após 16 anos de sacerdócio, Pe. Léo faleceu em 4 de janeiro de 2007, aos 45 anos, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer no sistema linfático.
A coordenadora de turismo religioso da entidade, Silvia Raquel da Costa Martins, explica que Bethânia ganhou ainda mais notoriedade em março desde ano, quando houve a abertura do processo de beatificação do Pe. Léo.
Segundo ela, os devotos visitam o local tanto para conhecerem a casa em que o fundador morou, seu estilo de vida, como também viverem a religiosidade por meio de retiros e eventos. “Com a pandemia, percebemos um crescimento e envolvimento nas redes sociais de pessoas que querem acompanhar tudo que é do Pe. Léo. O povo tem um carinho muito grande por ele”, diz.
Para resgatar a história de vida do fundador, a Comunidade construiu, em 2007, um memorial, que traz a reconstrução do quarto do sacerdote, roupas usadas por ele, fotografias e, desde 2015, guarda na pequena capela do local, o túmulo com os restos mortais.
Servo de Deus
Padre Léo já é um servo de Deus desde o fim de 2019, quando a Santa Fé autorizou a abertura do processo de beatificação.
O sacerdote acumula relatos de fiéis de graças alcançadas, curas de doenças e conversões. Apesar do início do processo, a trajetória para que ele se torne um beato é longa e envolve uma série de estudos, pesquisas e análises.
O processo de beatificação representa um momento histórico em que o fundador passa a ser reconhecido como um exemplo de cristão a ser seguido, que vivenciou com profundidade a experiência com o Evangelho, a partir de ações concretas.
Você está lendo: Beatificação de Padre Léo impulsiona turismo religioso
Leia também
São João Batista investe no turismo para diversificação da economia local
Único no Brasil, museu da informática e vídeo game fica em São João Batista
Pioneiro na imigração italiana, Colônia Nova Itália contribui com turismo cultural
Jeep Clube projeta realização de “mini Fenajeep” no município
Evento anual de carros antigos reúne mais de 400 pessoas
História do calçado contada em um contêiner
Cascata do Fernandes proporciona lazer, aventura e educação
Morro da Gurita traz visão privilegiada, a 654 metros acima do nível do mar