Um dos pontos turísticos mais visitados, atualmente, em São João Batista, é a Cascata do Fernandes. Localizada no interior do município, a paisagem reúne quedas de água de mais de 50 metros e trilhas em meio à natureza.
O local possui um espaço de bar e lanchonete para atender aos visitantes e uma sala de educação ambiental. As estruturas foram construídas ao longo dos anos pela prefeitura do município que, inclusive, foi quem dispôs do terreno do atual acesso à cascata.
O morador do bairro, Amarildo Alexandre, 57 anos, conhecido como Cabelo, lembra que antigamente existia outro caminho para chegar ao local. “Era por uma estrada do outro lado da cascata. Lá também tinha um bar, que era administrado pelo seu João Lúcio e a dona Rosinha”.
Ainda criança, ele conta que o casal fazia pipocas para atrair as pessoas. “Depois de uns anos, o proprietário vendeu o terreno e então começou a ser usado esse novo acesso, que era uma praça que pertencia à prefeitura”, diz.
Cabelo acompanhou toda a transformação da cascata e avalia que as pessoas precisam zelar mais pelo patrimônio. “Era bem diferente, havia um trabalho de preservação maior”.
Frequentador assíduo da cascata, foi lá que aprendeu a nadar e, ainda, ajudou a salvar mais de 50 pessoas de afogamento. Mas, o que mais lhe marcou, foi quando ocorreu a primeira morte no local, há mais de 25 anos. “Era um vizinho meu. Ele tinha 18 anos. Cheguei a mergulhar para procurar, mas já era de noite e não consegui achar. Aquilo mexeu muito comigo”, relembra.
Apesar das histórias tristes, Cabelo também firmou muitas amizades e conheceu pessoas até mesmo de outros países, como Argentina e Paraguai. Durante a temporada de verão, a cascata chega a receber mais de mil pessoas, entre moradores de São João Batista e turistas que se hospedam no litoral catarinense e aproveitam as férias para conhecer a região.
Protetor sempre alerta
Desde o início do ano, a prefeitura concedeu aos Escoteiros, de São João Batista, o uso da sala de educação ambiental, na Cascata do Fernandes. Em junho, uma ação de limpeza e conservação do local foi realizada, mantendo os cuidados por conta da pandemia do coronavírus.
A bióloga e membro do grupo, Joana Zunino, afirma que todos estão muito empolgados com a ideia de tomarem conta do local por inteiro. “Em nossa concepção, o espaço não está sendo utilizado como deveria. No momento há muito lixo no local, as pessoas não respeitam o ambiente natural com o devido valor”, afirma.
O intuito do grupo é realizar projetos na sala de educação ambiental, como o Protetor Sempre Alerta, que visa a proteção quanto aos recursos naturais de forma prática e atrativa, com oficinas nos moldes do movimento escoteiro: aprender fazendo.
“Inicialmente, queremos levar educação ambiental aos escoteiros de nossa cidade. Mas, pensamos ir muito mais além, com o auxílio na disseminação de conhecimento, queremos levar para as crianças atendidas pelo Cras e, ano que vem, lançar com alunos da rede municipal”, revela.
Trilhas
Além da beleza natural da cachoeira, no entorno ainda existem algumas trilhas exploradas pelos frequentadores do local.
Joana detalha que uma das trilhas é de acesso fácil e simples. De extensão pequena, o trajeto segue junto à estrada da localidade de Vargem Pequena.
Já a outra, conhecida como Trilha das Cachoeiras, margeia as quedas de água, e é indicada para pessoas acostumadas a fazerem trilhas inclinadas. “Ela é tranquila, mas algumas partes se torna perigosa pelos penhascos altos. Não existe nenhum equipamento de contenção nesses pontos e uma queda pode ser fatal”, informa.
No local não há guias, apenas placas com aviso de perigo, inclusive, no fim do ano passado o Corpo de Bombeiros também posicionou uma placa de orientação aos banhistas que frequentam o local.
A bióloga ressalta que Cascata do Fernandes é um dos pontos turísticos do município com maior potencial quando o assunto é ecoturismo e turismo de aventuras, e por isso, precisa de atenção especial quanto aos cuidados de uso.
Você está lendo: Cascata do Fernandes proporciona lazer, aventura e educação
Leia também
São João Batista investe no turismo para diversificação da economia local
Único no Brasil, museu da informática e vídeo game fica em São João Batista
Pioneiro na imigração italiana, Colônia Nova Itália contribui com turismo cultural
Jeep Clube projeta realização de “mini Fenajeep” no município
Evento anual de carros antigos reúne mais de 400 pessoas
História do calçado contada em um contêiner
Morro da Gurita traz visão privilegiada, a 654 metros acima do nível do mar