O Poder Legislativo de Major Gercino disse não para um possível aumento salarial do prefeito, vice, vereadores e secretários municipais, na próxima gestão e legislatura (2021 a 2024). A votação verbal foi unânime contra o aumento, em meio à pandemia.
Ocorreu na primeira sessão da Câmara de Vereadores, neste mês de junho. “Creio que não seja o momento para pensar em aumento para ninguém”, disse João José Frederico, o Edinho (PP).
A opinião dele foi compartilhada pelos demais vereadores da casa. “Sabemos que nosso salário é até defasado, mas a situação não está fácil. Por isso, também voto pelo não”, explanou Claudir Ernane Albanaes (MDB).
Por outro lado, os vereadores aprovaram por unanimidade o Plano Municipal de Saneamento Básico de Major Gercino, com base nos Planos Estaduais de Saneamento.
O plano foi elaborado pelo Consórcio Público CinCatarina, e contou com a colaboração dos funcionários das secretarias municipais, que prestaram informações relevantes para a confecção do mesmo.
Banco do Brasil
Em resposta a um pedido de informações da Câmara de Vereadores, a agência do Banco do Brasil se pronunciou sobre o assunto.
Informou que a agência está com todos os esforços nos cumprimentos das legislações de demais orientações do Executivo Federal, Estadual e Municipal, para viabilizar o atendimento bancário à população.
Segundo o ofício, em alguns municípios, como é o caso de Major Gercino, o cumprimento das orientações inviabiliza o atendimento pleno dos clientes, devido às questões necessárias para o distanciamento e riscos aos funcionários da agência.
“Isso aqui é um tapa na cara de todos os clientes de Major Gercino. Em São João Batista na agência de lá, tem álcool em gel, tem uso de máscaras, mas tem gente para ajudar no atendimento das pessoas”, disse o vereador Rodrigo dos Santos.
Rodrigo diz que é uma situação complexa para as pessoas mais humildes e da terceira idade, ter que baixar o aplicativo e realizar os serviços de forma online.
O presidente Claudionor João Silveira, o Dinho (Podemos), agradeceu a resposta e atenção dos profissionais do Banco do Brasil. “Agora, esperamos que os problemas sejam resolvidos”, conclui.