Juliano César
O Poder Legislativo de Major Gercino aprovou por unanimidade, a emenda ao projeto de Lei Parlamentar nº 01/2025, para incluir a execução e canto do Hino do Estado de Santa Catarina, junto com as execuções dos Hinos Nacional e do Município, nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Major Gercino. Tanto o projeto, quanto a emenda são de autoria dos vereadores Edson Rubik (União), Jaci Taulentino Marcelino (União), Gilberto Pedro Kamers (União) e Eliomar Batisti, o Lio (MDB).
Os edis também aprovaram a leitura do Projeto de Lei 029/2025, que altera o vencimento do cargo de auxiliar de saúde bucal, ao qual passará a receber o base de R$ 2.433,03. E, também aprovou-se o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 07/2025, que Altera a Lei Complementar nº 1.170/2017 e dá outras providências, sobre o cargo de operador de máquinas.
Não diferente, a Câmara aprovou o Projeto 028/2025, que prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação, aprovado pela lei nº 1.129/2015.
Moção de Pesar
Duas moções foram lidas e aprovadas. A primeira, sobre a morte de Olíndio Booz, proposta pelo vereador Jaci. E, a segunda, devido ao falecimento de Francisco José Back, o soldado Back, proposta pelo vereador Marcos Antônio Martins, o Marquinhos (PP).
Presenças
O sargento Cleonir José Haslinger, da Polícia Militar, foi convidado a usar a tribuna livre, onde fez um breve agradecimento aos nobres vereadores, pelo empenho e dedicação ao Projeto do Proerd, que se realizou com sucesso em Major Gercino.
Já o prefeito Rodrigo dos Santos (PP), fez uso da palavra onde destacou assuntos pertinentes ao Poder Executivo. Ele agradeceu aos vereadores pelas aprovações de projetos que valorizam os auxiliares de saúde bucal, além dos operadores de máquinas.
Já no uso da palavra livre, os edis agradeceram o conserto de um trecho da rodovia que liga o Centro ao interior, na localidade do Cantagalo.


