Com a aproximação do verão, período de maior incidência do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e conscientização contra a dengue.
Na última semana, uma série de atividades foi desenvolvida em diferentes pontos do município. As equipes realizaram visitas domiciliares com entrega de materiais educativos, palestras em escolas e mutirão de limpeza no Cemitério Municipal.
Personagens caracterizados também percorreram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Avenida da Amizade, levando de forma lúdica mensagens sobre a importância de eliminar focos do mosquito. O ponto alto da mobilização ocorreu no sábado (08/11), com o “Dia D” de combate à dengue.
Entre as medidas adotadas, destaque para a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) — uma técnica inovadora de controle urbano do Aedes aegypti. O método consiste na aplicação de inseticida com ação prolongada nas paredes internas e externas cobertas de edificações com grande circulação de pessoas, criando uma barreira química que elimina os mosquitos que entram em contato com as superfícies tratadas.
Inicialmente, a BRI foi aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A estratégia será ampliada, nas próximas semanas, para igrejas, escolas e repartições públicas.
Apesar de não registrar nenhum caso de dengue desde abril, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que seguem sendo identificados focos do mosquito e reforça que a prevenção é o meio mais eficaz de combate à doença. A orientação é que cada morador elimine possíveis criadouros, mantendo caixas d’água tampadas, limpando calhas e evitando o acúmulo de água em recipientes e vasos.



