A Editora da Unifebe lançou nesta semana, a versão atualizada da obra “Vencer ou Morrer”, material histórico sobre a imigração dos primeiros povos de língua italiana a Santa Catarina, publicado originalmente em italiano em 1986, pelo sociólogo e historiador italiano Renzo Maria Grosselli.
A publicação é resultado de um projeto cultural apresentado pela Associação Beneficente Besenello e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A impressão do material também contou com o incentivo da empresa ZM S.A., Toalhas Atlântica, Sta. Catharina Chocolateria, professor Luiz Pedro Benvenutti, Banco Cooperativo Sicoob S.A. e Prefeitura de Nova Trento.
Na noite de terça-feira, 4, na Casa Dei Nonni, no Centro de Nova Trento, o público compareceu ao evento, assim como ocorreu na sede da Unifebe em Brusque, na segunda-feira, 3. Já neste sábado, 8, às 19h, acontece o lançamento no Ambiente Casa Nostra, na sede do Lira Circolo Italiano di Blumenau; na segunda-feira, 10, às 19h, no Auditório do Centro Cultural de Rodeio; na terça-feira, 11, às 19h, no Auditório do Museu da Imigração, no Centro de Rio dos Cedros e quarta-feira, dia 12, às 17h30, no Hall da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e Florianópolis.
A versão atualizada do livro Vencer ou Morrer já está à venda em livrarias da região e diretamente com a Associação Besenello, de Nova Trento, ao valor de R$ 100.
Vencer ou Morrer – versão 2025
Lançada pela primeira vez no Brasil, em 1987, a versão em português do livro “Vincere o Morire” foi editada pela editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). Em 2023, em uma visita à Unifebe, o autor que vive em Trento, apresentou seu desejo de complementar e atualizar a obra.
O desafio foi aceito pela instituição e, por meio de novas pesquisas realizadas pelo autor em Santa Catarina, foi acrescida ao livro a relação da imigração italiana e de tiroleses italianos para o sul do estado no século XIX. Além disso, alguns trechos foram suprimidos pelo próprio historiador, que considerou necessário ajustar a obra para o momento presente.



