Na primeira semana de junho, estudantes, professores e comunidade em geral se reuniram no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) para prestigiar a Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, em parceria com diversas instituições. Este ano, o evento contou com uma série de atividades que envolveram alunos do ensino básico ao ensino superior, com o intuito de pensar sobre a responsabilidade de todos, quando o assunto é preservação ambiental.
A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente reuniu autoridades, no dia 4 de junho, no auditório do Bloco F, para falar sobre a educação voltada à redução de resíduos sólidos, ministrada pelo Instituto Lixo Zero. Na ocasião, os participantes debateram sobre alguns cases de educação ambiental nas escolas. A programação do primeiro dia contou ainda com uma fala sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas escolas e como incorporá-los da teoria à prática.
No segundo dia, a Unifebe sediou a mesa-redonda sobre Sustentabilidade na Construção Civil, com temáticas voltadas aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. A conversa foi mediada pela professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade da instituição. O bate-papo com os estudantes abordou Energias Renováveis, Casa Sustentável e um breve panorama sobre a construção sustentável em Brusque, com a participação do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque – Sinduscon. A programação também teve uma palestra com a Green Building Brasil e sobre a Certificação Leed e a apresentação de um case de produção de tintas ecológicas. No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento promoveu a Feira de Sustentabilidade e realizou a doação de mudas de árvores.
Na quarta-feira, dia 6, foi realizado o 2° Workshop de Emergências Ambientais e Gestão de Produtos Perigosos do Médio Vale, organizado pela Defesa Civil, Amve e Ambipar Response. No período da noite, a questão dos resíduos foi tratada sob a ótica dos setores públicos, na Câmara de Vereadores. A programação na Câmara debateu a Política Municipal de Resíduos Sólidos, EcoPonto e sobre a experiência da certificação Lixo Zero. No sábado, dia 8, no auditório do Bloco C, os estudantes de Engenharia Civil participaram da palestra “No Meio do Caminho tinha uma pedra: desmistificando o licenciamento ambiental”, com os analistas ambientais da Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fundema, Amabilly Schvambach e Pedro Ortman Cavalin. Já no Auditório do Bloco F, a Unifebe promoveu a Mostra de Cinema, com o filme “Soylent Green”. Também no sábado, no Zoobotânico, ocorreram algumas atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente.
Além das palestras e debates, durante toda a programação, quem passou pelo Átrio do Bloco A, pode prestigiar as exposições “Criando com elementos da natureza”, organizada pela professora Luciane Rosa com as acadêmicas da 5ª fase do Curso de Pedagogia da Unifebe, e a exposição itinerante “Nossas Florestas”, organizada pelos profissionais do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, Alexander Christian Vibrans e Débora Vanessa Lingner.
“A Semana do Meio Ambiente é um evento consolidado que visa engajar toda a sociedade em prol de um olhar mais sensível e consciente. Falar de preservação ambiental vai muito além de tratar apenas sobre o descarte correto do lixo, isso envolve as nossas práticas mais rotineiras do dia a dia. Este ano, em especial, pensamos em várias palestras e ações que evidenciassem o papel dos estudantes nesse processo, principalmente na sua futura atuação profissional. Agradecemos a parceria e a participação de todos para que a Semana do Meio Ambiente fosse mais uma vez um sucesso”, enfatiza a presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, professora Tamily Roedel.
Para o acadêmico da 7ª fase de Engenharia Civil da Unifebe, Cenir de Pinho Junior, a Semana do Meio Ambiente foi de grande valor para os acadêmicos, por trazer para a realidade profissional diversas soluções inovadoras e sustentáveis. “Esse evento aliou teoria e prática de uma forma muito didática. A parte que mais me chamou atenção foi a palestra de sábado com servidores da Fundema. Nesse dia, os acadêmicos aprenderam sobre o processo de licenciamento ambiental justamente com os profissionais que trabalham com isso todos dias. Dessa forma, a exposição dos procedimentos necessários se tornou muito mais prática e objetiva, contribuindo para um aprendizado mais direcionado”, completou o estudante.