O resultado da pesquisa do professor de história Malcon Gustavo Tonini no distrito de Tigipió, em São João Batista, levou à produção do livro “Memórias da Colônia Nova Itália”, que teve um exemplar da obra doado para a biblioteca Padre Orlando Maria Murphy.
A doação foi oficializada em uma visita feita pelo autor à instituição, onde se encontrou com a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz e com o vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini. O livro doado é uma adaptação do trabalho de dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional (ProfHistória), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Na publicação, Tonini uniu os esforços de um trabalho escolar e acadêmico.
“Para nós, da Unifebe,, a valorização e o reconhecimento da história da nossa região e da nossa gente é importante e participar de um projeto que conta essa parte da construção da nossa comunidade é motivo de alegria e orgulho. Ter um exemplar que traz relatos e memórias dessas famílias é uma oportunidade para toda comunidade preservar essa história”, relata a reitora.
Na publicação doada, foram identificados, problematizados e organizados os registros da presença do passado colonial nas memórias de estudantes e moradores do distrito. “A pesquisa significou o território, que no passado, foi um núcleo colonial do Império brasileiro, a Colônia Nova Itália, primeiro local de imigração italiana no Brasil”, descreve o Tonini.