Fernando Ringel
O texto reflete a opinião do autor
Um “gênio do humor” atrasou por mais de quatro horas um voo da Latam, que saía de Chapecó com destino a Teresina, Piauí. No último dia 2, quando funcionários do aeroporto perguntaram se em seus pertences havia algo de metal, o piadista respondeu que havia uma bomba em sua bagagem. Não teve graça, e até a Polícia Federal precisou ser chamada, mas dos males, o menor: aqui, isso realmente não passa de brincadeira.
Não se sabe o paradeiro do “humorista” após chegar em Teresina, mas se ele gosta de zombaria, com certeza ficou sabendo da denúncia de um vereador de Paulistana, no interior do estado. Por lá, Galeguinho de André (PSD), acusou o prefeito, Joaquim da Farmácia (PSD), de enviar pix para jovens da cidade em troca de fotos íntimas. Para quem não acredita, a Polícia Civil está investigando e a notícia está disponível no GP1, portal daquela região.
Coisas do segundo país com mais cristãos no mundo e que, apesar do conservadorismo, tem no carnaval a sua maior festa. Um lugar onde não existe terremoto, maremoto, nevasca, furacão e guerra, onde as rivalidades estão só no futebol e, mais recentemente, na política. Para a inveja de muita gente neste planeta, guerra por aqui é só contra os boletos mesmo.
O copo meio cheio
Na última terça, dia 10, foi registrado mais um ataque a uma escola no Brasil. Dessa vez, a ocorrência foi registrada em Poços de Caldas, Minas Gerais, deixando um aluno morto e três feridos. É triste, mas também incomum porque esse nível de violência costuma ser mais restrito a grandes capitais, como o recente assassinato do irmão da deputada Sâmia Bonfim (PSOL) e mais dois médicos, no Rio de Janeiro.
No resto do país, é só observar os debates nas Câmaras de Vereadores e as ocorrências policias para ver que os acontecimentos normalmente são provincianos, às vezes, até beirando o cômico. Esse é o caso da caminhonete que levava uma lancha por uma avenida de Boa Vista, capital de Roraima, quando o reboque se desengatou e o barco deslizou por cerca de 12 metros na contramão, sem deixar feridos. Outro exemplo é o paciente de Wanderlândia, Tocantins, que após a ambulância em que viajava sofrer um acidente, acabou preso quando uma enfermeira percebeu que ele estava armado. Apesar do contratempo, o homem, que não teve a sua identidade divulgada, passa bem.
No mais, chove demais em determinado local, provocando o adiamento de eventos como a Oktoberfest, ao mesmo tempo em que falta chuva em outras regiões, todo mundo reclama quando a gasolina aumenta, mas nenhum problema se compara ao que acontece em lugares como a Ucrânia.
É só olhar para Israel e os territórios palestinos na Terra Santa para se ter a noção de que o Brasil, mesmo com as suas imperfeições, ainda tem muito de cidade pacata do interior, o que tem seu lado positivo. Certamente, é isso o que muitos brasileiros com cidadania israelense devem estar pensando agora, após serem convocados para lutar contra o Hamas.