A noite de segunda-feira, 13, foi marcada por um momento especial, de valorização da cultura italiana em São João Batista. O evento, realizado durante a sessão da Câmara de Vereadores, teve como objetivo fazer um resgate da história da imigração italiana no município, que se iniciou em 1836, com a chegada dos primeiros italianos à Colônia Nova Itália.
O ato contou com apresentação de dança típica do grupo La Prima Immigrazione e relatos do historiador Malcon Gustavo Tonini. E, também, com uma homenagem ao agricultor e memorialista José Sardo, o popular Saulo, que, ao longo dos últimos anos, tem capitaneado o movimento para a reescrita da história da Colônia Nova Itália, núcleo pioneiro da imigração italiana no Brasil.
A iniciativa foi promovida em parceria entre a Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e a Câmara Municipal de Vereadores. A ação integrou a Semana Batistense do Imigrante Italiano, instituída pela Lei Municipal nº 4.170/2022.