Cristiéle Borgonovo
Gilcemara Simas Assini, 40 anos, a Mara, fala com paixão da profissão que exerce desde os 11 anos, a de sapateira. Natural de Joinville, no Norte do Estado, aos sete mudou-se para São João Batista. Atua como professora no Senai – Serviço de Aprendizagem Industrial – nos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnico e Designer de Calçados e também na própria fábrica, a Passo de Luxo.
Foi no atelier de pré salto com a mãe que teve o primeiro contato no universo calçadista. Aos 16 anos assinou a carteira na Nivan Calçados onde exercia a função de serviços gerais. Passou também por outras fábricas da cidade como a Calçados Ala e a fábrica de saltos Sandense.
Com o passar dos anos e a experiência adquirida, ao lado do marido Claudinei Martins, 50 anos, abriram a própria fábrica de calçados. “Exceto a montagem, sei fazer todos os processos para a confecção de um calçado”, conta.
Claudinei trabalha em outra empresa durante o horário comercial, atua após o expediente na fábrica deles e até 2021 se dedicava a produção durante todo o dia.
Em 2007 Mara formou-se em Designer de Calçados no curso técnico oferecido na cidade. Uma parceria entre Senai e Univali – Universidade do Vale do Itajaí. Com a formação e experiência no setor, nesse ano de 2022 foi convidada a dar aulas.
Nos horários do contra turno do Senai, ela e o marido seguiram com a produção. “Diminuímos, mas continuamos a produção à noite, nos sábados, pois sou apaixonada pela produção e fabricação de calçados. Não consigo me ver atuando em outra coisa, ser sapateira é minha vocação”, conclui.