A Colônia Nova Itália realizou no domingo, 11, a 4ª Festa da Adanpib – Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil em comemoração a primeira imigração italiana no Brasil, com a participação de aproximadamente mil pessoas.
O evento iniciou às 10h, com a missa celebrada pelo padre Élio Grings, onde houve a homenagem a senhora Conceição Peixer Machado, de 90 anos. Durante muitas décadas, ela benzia as pessoas, especialmente às crianças. Em seguida houve o tradicional almoço e show com Valmir Bertotti.
A novidade deste ano foi apresentação cultural com o grupo de dança La Prima Immigrazione, que iniciou as atividades este ano, com a proposta de manter as danças e trajes típicos direcionadas ao folclore italiano de Gênova ( Ligúria/ terra de origem).
A responsável pelo grupo de dança é Rozana Sardo Kreusch, que reside no bairro e é uma das incentivadoras para o reconhecimento de Colônia Nova Itália, como a primeira imigração italiana do Brasil.
Houve também a presença da Banda Musical de São João Batista, trazendo em seu repertório a música italiana. O encerramento ficou por conta do grupo Balanço Musical, também da comunidade. A festa também contou com a presença da feira artesanal e produtos coloniais Nossa Terra, Nossas Mãos.
O presidente da Adanpib, José Sardo, o Saulo, agradece emocionado a todos as pessoas que compareçam e contribuíram na realização de mais esse evento. Há dois anos que o evento não se realizava, em virtude da pandemia da Covid-19.