O 1º Simpósio Cultural de São João Batista: olhares para a história local será realizado nesta quarta-feira , 18, das 8h às 17h, no Centro Cultural Batistense. O evento tem o objetivo de apresentar uma jornada sobre a pluralidade cultural e histórica do município. As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente pelo link www.even3.com.br/simposioculturalsjb/.
A iniciativa tem como público-alvo profissionais da Educação Básica (Redes Públicas de Educação – Municipal e do Estado de Santa Catarina – Coordenadoria Regional de Brusque), em especial pedagogos (as) e profissionais das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. No entanto, demais pessoas interessadas no assunto também podem participar. A organização pede que cada ouvinte traga, de forma voluntária, como doação, um quilo de alimento não perecível. O evento contará com certificação de participação de 8 horas, emitido pelo Leh – Laboratório de Ensino de História.
O Simpósio é uma promoção do Fórum Permanente do Terceiro Setor e da Associação de Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib), contando com a apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – representada pelo Leh – Laboratório de Ensino de História, da Prefeitura de São João Batista – por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Funjuve, da Comunidade Bethânia e das escolas estaduais São João Batista e Professora Lídia Leal Gomes.
De acordo com o professor de história Malcon Gustavo Tonini, que integra a equipe organizadora, o Simpósio contribuirá especialmente com a produção de conhecimentos e dinâmicas a serem discutidas em salas de aula e ambientes culturais. Já o coordenador do Fórum Permanente do Terceiro Setor, o advogado Nelson Zunino Neto, destaca que o tema do evento é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer mais sobre a história de São João Batista.
A programação do Simpósio contará com apresentações de trabalhos acadêmicos já publicados, produzidos por pesquisadores egressos da UDESC, relacionados à história local. São eles: Prof. Me. Anderson Cleber Loz, Prof. Me. Jaison Simas, Prof. Me. Malcon Gustavo Tonini e a jornalista Ma. Marcia Peixe Vargas, além de apresentações culturais do grupo de dança Colônia Nova Itália, da Banda Municipal, do coral da Funjuve, da Cia Teatral EmCena e do Coral Guarani Tekoa V´ya. O encontro terá a mediação do jornalista Juliano César.
Programe-se
O que: 1º Simpósio Cultural: Olhares para a história local
Onde: Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº)
Quando: nesta quarta-feira (14/09), das 8h às 17h
Inscrições: pelo site www.even3.com.br/simposioculturalsjb
Quanto: as inscrições são gratuitas, sendo solicitado, de forma voluntária, a doação de um quilo de alimento não perecível
Programação:
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial e apresentação cultural (Grupo de dança Colônia Nova Itália)
9h – Discussão 1: Prof. Me. Malcon Gustavo Tonini
9h45 – Parada para Café
10h15 – Apresentação cultural (Banda Musical da FUNJUVE)
10h30 – Discussão 2: Me. Marcia Peixe Vargas
11h 15 – Apresentação Cultural (Grupo de dança Colônia Nova Itália)
11h30 – Almoço
13h – Retorno às atividades
13h15 – Apresentação cultural (Coral Guarani Tekoa V´ya)
13h30 – Discussão 3: Prof. Me. Jaison Simas
14h20 – Discussão 4: Prof. Me. Malcon Gustavo Tonini
15h – Parada para Café
15h15 – Apresentação cultural (Coral da Funjuve)
15h30 – Discussão 5: Prof. Me. Anderson Cleber Loz
16h15 – Apresentação cultural (Cia Teatral EmCena)
16h30 – Encerramento