A Loja Dona Wanda, de São João Batista, completa neste mês de setembro, 49 anos de uma trajetória pautada na história de quem estava sempre a frente do seu tempo. O comércio iniciou as atividades no ano de 1973, tendo como proprietários Wanda Duarte Gomes e Wander Vicente Gomes. Na época, a loja estava localizada na rua Getúlio Vargas, esquina com a rua Valério Gomes, onde o casal residia, e era a antiga casa da Família de Benjamin Duarte da Silva, pai de dona Wanda.
Nos primeiros anos de atividade, a loja vendia retalhos de tecidos que eram expostos em bancas. Foi um tempo promissor, conforme a matriarca da família, visto que foi uma época de elevadas vendas, pois a maioria das mulheres costuravam em casa e confeccionavam as roupas para toda família.
Dona Wanda gostava de artesanato. Sabia costurar, pintar, bordar, crochê e na época era natural as moças terem diversas habilidades manuais. Por isso, costumava pintar estátuas de gesso. Ela comprava as peças de gesso e fazia todos os acabamentos de pintura.
Com o passar dos anos, a loja desenvolveu-se, da inicial atividade de venda de retalhos, ganhando outros contornos. Percebeu-se que a venda de roupas confeccionadas seria uma oportunidade e, com o auxílio do esposo Wander que conhecia bem o trajeto até o estado de São Paulo, realizaram as primeiras viagens para adquirirem novas mercadorias e roupas confeccionadas, uma inovação para a época.
Como a residência em que o comércio estava instalado tinha inúmeros cômodos, dona Wanda, muito visionária, começou a separar as mercadorias por setores em cômodos nos diferentes quartos da casa. Assim foi acontecendo a migração de uma loja de venda de retalhos e tecidos finos para multimarcas setorizadas.
Com a proximidade de Blumenau e visitas as empresas de tecidos da região, dona Wanda observou mais uma oportunidade, a de trazer para São João Batista, a venda de cobertores. E na época os cobertores eram personalizados na Loja, pois cortava-se a medida do cliente (em metro) e ela fazia os acabamentos com viés. Assim, ampliou-se além da venda de vestuário da confecção de moda para as casas da região.
As primeiras atividades na Loja Dona Wanda aconteciam com o atendimento a seus clientes pelos membros da família, que foram os primeiros auxiliares da dona Wanda. Os filhos a auxiliavam no contraturno escolar, mas com a demanda crescente, ela sentiu a necessidade de contratar a primeira funcionária para lhe auxiliar.
Outra forma de venda e divulgação era realizada por meio da venda a domicílio. Em determinados períodos do ano, o senhor Wander sempre acompanhado por um dos filhos, visitava os municípios vizinhos com um Fusca carregado com os produtos.
Na continuidade e sempre crescendo, o casal vislumbrou a oportunidade de construir um espaço mais adequado para acomodar a loja, e proporcionar um ambiente mais adequado aos clientes. Em um terreno que possuíam na rua Luís Laus construíram a Loja Dona Wanda no piso térreo e a residência da família no piso superior.
Dona Wanda sempre esteve a frente de seu tempo, participativa de vários acontecimentos em São João Batista, auxiliou a criação da CDL, dedicou-se aos grupos e pastorais da Igreja. Foi uma empreendedora que serviu a comunidade, auxiliando o Padre Leo, que hoje é servo de Deus, nas tratativas com o Dr. Cezar Gomes, para a doação do terreno que atualmente está localizada a Comunidade Bethânia. Aos 92 anos de vida, dona Wanda e o seu Wander ainda circulam pela loja e transmitem os ensinamentos a todas que trabalham na empresa, que foi fundada com bases sólidas do amor e do carinho.
Programação de aniversário
E o mês de setembro será festivo na Loja Dona Wanda. Na quinta-feira, 8, iniciou uma exposição. Nos sábados, dias 10 e 17, terá música ao vivo e café. Já no sábado, 24, haverá o lançamento de coleção.
Loja Dona Wanda: Rui Luís Laus, 107, Centro, São João Batista/SC
WhatsApp: (48) 9 9187-1362 – Facebook/lojadonawanda – Instagran@lojadonawanda_oficial