A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário realizou no sábado, 13, a primeira edição da Operação Reduz Fila. Foram realizados diversos exames na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, das 8h às 17h.
Para os pacientes agendados previamente nas Unidades Básicas de Saúde do município, foram feitos diversos exames de baixo custo, sendo 38 eletrocardiogramas e 58 ultrassonografias.
Os exames de alto custo dos pacientes pré-agendados foram marcados e realizados pela Clinivati, em Tijucas. Ao todo, foram realizadas 50 ressonâncias, 28 tomografias, 12 testes ergométricos, 20 ecocardiogramas, 31 ultrassonografias doppler, 15 endoscopias e 5 colonoscopias.
Durante o dia, também foram realizados cinco exames preventivos, 57 testes rápidos para Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatites e duas avaliações de lesão bucal.
Para deixar a vacinação em dia, a Sala de Vacinação Guilhermina Borinelli também esteve aberta. Sendo o primeiro Dia D da Campanha Nacional de Vacinação para Crianças e Adolescentes, o espaço contou com uma piscina de bolinhas para as crianças, onde foram aplicadas 47 vacinas.
“Além de diminuir a fila, essa primeira operação ajudou a reduzir o tempo de espera dos exames, e foi muito positivo na maioria dos exames”, destacou a secretária de Saúde, Maria Cristina Adami.
Confira abaixo a lista dos exames realizados:
Exames de Alto Custo:
Tomografia: 28
Ressonância: 50
Ultrassonografia Doppler: 31
Teste ergométrico: 12
Ecocardiograma: 20
Endoscopia: 15
Colonoscopia: 5
Total Alto Custo: 161 exames
Exames de Baixo e Médio Custo:
Eletrocardiograma: 38
Ultrassonografia: 58
Vacinas: 47
Preventivos: 5
Testes rápidos: 57
Avaliação de lesão: 2
Total local: 207