O Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento de Canelinha (Semais) vai colocar em prática, a tão planejada Coleta Seletiva do lixo. Os dias de coletas, as dicas, o que é lixo reciclado e o que não é lixo reciclado estão sendo divulgados pela autarquia, para que a população tenha ciência e possa desta forma, contribuir para uma cidade mais limpa e organizada, com destino correto dos lixos recicláveis e resíduos sólidos.
Segundo o diretor do Semais, Ricardo Orlandi, algumas rotas precisaram ser alteradas, por isso durante este mês de julho, a rota permanecerá normal. Mas a partir de agosto, as novas rotas serão colocadas em prática. “Pedimos a colaboração de nossa comunidade. É um momento importante para Canelinha. Precisamos nos adequar para essa nova realidade”, destaca.
Postagens nas redes sociais, no site da Prefeitura e do Sisam, são algumas das divulgações programas pelo Sisam, junto com a Prefeitura de Canelinha, para que a população se informe de maneira adequada sobre o assunto.
Também serão distribuídos flyer’s em toda a cidade, com as novas rotas bem como a divulgação delas em som de rua, rádios, portais de notícias e imprensa escrita, para que chegue a informação chegue ao máximo de pessoas.
“Essa implantação deve contar com a colaboração da população para que a nossa cidade se torne um modelo. Cuidar do lixo que produzimos é dever de todos. A separação dos resíduos secos e orgânicos facilita o trabalho de quem recolhe, deixa a cidade mais limpa e ainda contribui com o meio ambiente. Você separa o que produz em casa e o caminhão de coleta vai recolher, em dias alternados, os resíduos secos e orgânicos”, explica Orlandi.
A separação do lixo passará a ser obrigatória e em caso do não cumprimento, o lixo não será recolhido.