A Secretaria Municipal de Saúde alerta à comunidade para uma potencial nova onda de Covid-19 em São João Batista. O movimento de alta que vinha sendo verificado desde o início de maio se acentuou e, apenas nos últimos cinco dias, mais de 80 novos casos da doença foram registrados na cidade. Além disso, a procura por atendimento médico de pacientes com sintomas respiratórios nas unidades básicas e no Hospital Monsenhor José Locks praticamente dobrou no período.
“O ponto mais preocupante é que muitos destes casos são de crianças e adolescentes em idade escolar. A situação está sendo monitorada junto com a Secretaria de Educação. Não se descarta, caso se perceba surto em alguma turma ou unidade, a adoção de medidas de controle, como a suspensão temporária de atividades, assim como já ocorreu no passado“, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
Conforme ela destaca, a orientação é que a comunidade retome medidas preventivas, como evitar aglomerações e higienizar constantemente as mãos, para reduzir os riscos de contaminação. O uso de máscara permanece facultativo, sendo obrigatório em unidades de saúde ou por pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de contaminação por Covid-19.
A Secretaria ressalta, também, que a campanha de vacinação contra a doença prossegue e está liberada para qualquer pessoa com cinco anos ou mais, frisando que completar o esquema vacinal é a forma mais eficaz de evitar casos graves de Covid-19 (confira locais e horários de atendimento em https://bit.ly/3pHLxKy). E, recomenda, ainda, que, quem sentir sintomas respiratórios, procure atendimento médico o mais rápido possível.
Atividades no SCFV são suspensas
Devido a alguns servidores terem testado positivo, a Secretaria Municipal de Assistência Social suspendeu preventivamente o atendimento no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nesta terça-feira (17). A medida foi tomada para evitar a proliferação da doença entre as crianças e os adolescentes que participam do projeto. As atividades, que acontecem em períodos de contraturno escolar, serão retomadas a partir do dia 24 de maio.
A Secretaria Municipal de Saúde também foi obrigada a alterar, de forma temporária, o funcionamento de alguns serviços. Entre eles, a entrega de medicamentos controlados, que, no momento, está acontecendo apenas na UBS Centro. Novas alterações poderão ser necessárias, caso outros profissionais venham a testar positivo para Covid-19.