O município de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é a sede da 9ª missão da Comunidade Bethânia no país. A iniciativa compreende um período de experiência junto à Fazenda Nosso Senhor Jesus – Raio de Esperança –, fundada há 25 anos pelo casal, Pedro Arlindo Kunst e Margarida Maria Junges, destinada ao acolhimento de adolescentes, em situação de vulnerabilidade social e em uso de substâncias psicoativas. A Fazenda está localizada no bairro Lomba Grande, em Nova Hamburgo, e atualmente acolhe adolescentes com idade entre 12 a 17 anos.
As tratativas para a missão ocorreram no decorrer de 2021, quando o casal apresentou ao moderador geral da Comunidade Bethânia, Pe. Vicente de Paula Neto, o desejo de tornar a Fazenda, um recanto de Bethânia. Diante da solicitação e mediante aprovação do Conselho Geral, a nova missão foi aceita em caráter de experiência. Para assumir a atuação junto à Fazenda, foram designados os consagrados André Deitos e Patrícia Müller Deitos.
Uma Santa Missa foi celebrada no domingo, 6, na sede da Fazenda, em que oficializou-se o início da missão. A celebração foi presidida pelo bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel e concelebrada pelo Pe. Vicente de Paula Neto, bth. “A missa será aberta ao público, respeitando as normas sanitárias. Além disso, este momento marcará a reinauguração da capela Sagrado Coração de Jesus e a presença da Comunidade Bethânia junto à Fazenda.”, explica o sacerdote.
Pe.Vicente enfatiza que a nova missão é uma resposta concreta ao coração de Jesus, um antigo sonho do Servo de Deus Padre Léo (fundador da Comunidade Bethânia) e também um retorno às origens da própria Comunidade. “Com certeza, lá do céu, Padre Léo está em festa por esta decisão”, explica. O moderador geral da Comunidade, destaca ainda, a receptividade da diocese de Novo Hamburgo para com Bethânia. “Agradeço de forma especial todos dos padres, citando-os, menciono Monsenhor Valnei e principalmente a figura paterna e de pastor de Dom Zeno Hastenteufel”, conclui.
Sobre a Comunidade Bethânia
A Comunidade Bethânia foi fundada pelo Servo de Deus Padre Léo, que tem por missão há 26 anos, o Acolhimento de pessoas que sofrem com a dependência química. Mesmo após seu falecimento em 2007, Bethânia segue o legado do fundador, disponibilizando vagas de acolhimento gratuitas em oito recantos pelo país, para adultos com idades entre 18 a 59 anos.
Em Bethânia, o Acolhimento ocorre de forma voluntária, ou seja, é preciso o sincero e livre desejo de ser acolhido. O trabalho segue um projeto pedagógico, que inclui cinco etapas: pré-acolhimento, acolhimento, restauração, reinserção social e pós-acolhimento. O Acolhimento em Bethânia compreende um período médio de 8 a 11 meses, na luta diária contra a dependência.
Seja um Amigo de Bethânia
A Comunidade Bethânia vive da Providência Divina, ou seja, por meio de doações de Amigos de Bethânia que contribuem para o acolhimento. Para se tornar um Amigo, basta acessar o site de doações, fazer o seu cadastro e contribuir mensalmente com a missão de Restaurar Vidas. “Deixo o convite para se unir a nós e fazer parte da Família Bethânia. Ajude-nos acolher mais e melhor o próprio Cristo, que nos chega na pessoa de cada adolescente que será acolhido nesta nova missão”, ressalta Pe. Vicente, bth. Seja um amigo da missão de Novo Hamburgo.