Com o objetivo da prevenção à peste suína clássica, à peste suína africana e à febre aftosa, o médico-veterinário Anderson Costa Silva, responsável pela Unidade Veterinária Local (UVL) de Canelinha, organizou palestra para proprietários de restaurantes, secretários municipais de Agricultura e representantes das Vigilâncias Sanitárias de Canelinha, Tijucas e São João Batista.
O evento, que realizou-se mo dia 7 de outubro, contou com a palestra da médica veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), Franciele Camila Luchese Haag, responsável pela sanidade suídea no Departamento Regional de Itajaí.
Os convidados receberam orientações sobre a proibição de fornecimento aos suínos de restos de alimentos utilizados pelos humanos. Eles também destacaram, além da questão sanitária animal, os problemas relacionados à saúde humana e ambiental, ocasionados pela criação irregular de suínos.
A proibição da criação de javalis (suínos asselvajados) também foi abordada, assim como os aspectos clínicos das doenças alvo do programa e a sua notificação ao serviço oficial.
Anderson relata que as ações de educação sanitárias, aliadas às fiscalizações em propriedades, vem apresentando resultados positivos no controle sanitário dos suínos da região, que se caracteriza pela criação não tecnificada, basicamente voltada para a subsistência. “A união de esforços do setor privado e público são fundamentais para o sucesso das ações de Defesa Agropecuária”, reforça.
O gestor regional do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí, Cleverson Fiamoncini agradeceu o apoio oferecido pelo secretário municipal de Agricultura de Canelinha, Martinho Luiz Tomazzia, pelo chefe de Gabinete, Joseph Taylor de Paes Farias, e pela fiscal da Vigilância Sanitária de Canelinha, Eliane Fidêncio, na organização do evento e atividades relacionadas à Defesa Agropecuária do município