Juliano César
Dezenas de entidades participaram na noite de terça-feira, 14, do terceiro encontro do Fórum Permanente do Terceiro Setor do Vale do Rio Tijucas, na sede da Sociedade Recreativa 19 de Julho, em São João Batista.
O encontro contou com a presença de secretários municipais de Assistência Social, além do secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Social, Daniel Netto Cândido e da presidente da Rede Laço de Voluntariado, a primeira dama do estado Késia Martins da Silva.
Coordenado pelo advogado e vereador batistenese Nelson Zunino Neto, a finalidade do fórum é debater problemas e soluções das organizações não governamentais estabelecidas no Vale do Rio Tijucas, em relação a aspectos jurídicos, financeiros, contábeis, operacionais, tecnológicos e de comunicação das atividades desenvolvidas. “É um espaço de discussão, de troca de experiências, de aprendizado e de cooperação mútua entre entidades do terceiro setor da região. Nosso objetivo inicial é a capacitação para captação de recursos, mas também há outros focos, como a regularização jurídica e contábil, o aprimoramento operacional, as melhorias na comunicação etc. Temos muito a avançar ainda. A maioria das entidades não dispõe de recursos materiais e humanos para dar conta de todos os seus propósitos”, analisa Neto.
O cientista político Orivan Jarbas Orsi se manifestou sobre projetos e editais em que o terceiro setor pode angariar recursos, seja na iniciativa privada ou pública. O contador, Tadeu Pedro Vieira destacou a regularização e, também, a capitação de recursos.
O objetivo é dar forma mais definida ao fórum, por meio de um regimento interno que garanta a participação democrática das entidades na gestão das atividades, e que haja também o engajamento do Poder Público, especialmente das prefeituras e Secretarias de Assistência Sociais.
O próximo encontro está marcado para 26 de outubro, às 19h30, na sede da Associação Lar Santa Maria da Paz (Casa Irmã Dulce), em Tijucas.