Natural de Florianópolis, o tenente Douglas Amaral da Cunha, 34 anos, assumiu o comando do quartel do Corpo de Bombeiros de São João Batista, no lugar do tenente Bruno de César Toledo Camilo, que foi transferido para Canoinhas, Planalto Norte.
Formado em Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e com mestrado na mesma área e instituição de ensino, o tenente quer dar continuidade ao qual definiu como excelente o trabalho desenvolvido pelo antecessor.
A história do oficial no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou no verão de 2015/2016, quando se formou no Curso de Formação de Guarda Vida Civil e trabalhou pelas praias catarinenses.
Em seguida, ele prestou concurso para o Curso de Formação de Oficiais e entrou em 2017 na corporação. No ano de 2019 foi declarado aspirante oficial. Passou seis meses no aspirantado, ou seja, em estágio probatório e, depois foi declarado oficial. “Desde criança eu já tinha o desejo de ser bombeiro”, lembra.
O tenente Amaral então iniciou os trabalhos no Batalhão de Operações Aéreas, ao qual é piloto de helicóptero do Arcanjo, e comandante de Operações Aéreas, numa parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Já atendemos várias ocorrências aqui no Vale do Rio Tijucas com o Arcanjo”, informa.
Sobre assumir o comando em São João Batista, o oficial destaca que é uma grande oportunidade. “É um novo desafio na minha carreira e espero realizar um excelente trabalho, assim como o tenente Bruno de César. Queremos melhorar as condições de trabalhos dos bombeiros e, com isso, prestar um melhor serviço à sociedade”, revela.
Ele pretende morar aqui na região para que possa vivenciar o dia-a-dia dos três municípios em que o quartel atende: São João Batista, Nova Trento e Major Gercino, além de auxiliar em ocorrências de Canelinha.