Tijucas, com suas paisagens rurais e a tradição agrícola, acaba de lançar oficialmente o Roteiro Agroturístico, uma iniciativa em parceria com o Sebrae para fomentar o turismo no município. O projeto, que envolveu oito meses de capacitação e estruturação, tem como objetivo destacar as belezas e o cotidiano rural da cidade, preparando estabelecimentos locais para receber os visitantes com mais infraestrutura e hospitalidade.
O evento de lançamento será realizado em 09 de dezembro de 2024, com a apresentação dos empreendimentos que integram o roteiro e das ações de divulgação planejadas para impulsionar o turismo local. A iniciativa visa aumentar a competitividade das propriedades rurais e de pequenos negócios ligados ao setor turístico, tornando Tijucas ainda mais atraente para visitantes de todas as regiões.
“O projeto foi desenvolvido ao longo do ano com oficinas de formação, diagnósticos dos estabelecimentos, acompanhamento das melhorias e a criação de uma identidade visual para o roteiro”, explica a consultora credenciada do Sebrae, Vivian M. Floriani.
A secretária de Cultura, Juventude e Turismo, Paula Regina da Silva, destaca o crescimento do turismo rural em nível nacional, especialmente durante e após a pandemia. Ela lembra que o município já conta com a visibilidade proporcionada pelo Roteiro Amabilíssimo, que refaz o trajeto da então noviça Amábile Visintainer (hoje Santa Paulina) até a Igreja Matriz de Camboriú. “Agora, o Roteiro Agroturístico se junta a essa iniciativa, trazendo novas oportunidades e opções para quem visita Tijucas e região”, enfatiza Paula.
A empreendedora Berenice Sant’Anna Cota, proprietária do Sítio Pé na Mata, compartilha a experiência de evolução ao longo do projeto. “As capacitações nos fizeram ver melhorias que podíamos implementar imediatamente. Agora, sinto-me mais segura para receber hóspedes no sítio”, comenta.
Outro participante do roteiro, Ricardo Ruas, empresário de uma hospedaria, o Pátio 48, afirma que o conhecimento adquirido foi essencial para aprimorar seu negócio. “Aprendemos muito sobre diferentes temas que nos ajudaram a profissionalizar o negócio e buscar estratégias para atrair mais visitantes”, afirma.
Mais que turismo rural
Além dos estabelecimentos rurais, o roteiro inclui locais urbanos, como o Museu Tijucas (abriga o Casarão Gallotti) e a Marina Rio Tijucas, incentivando o turista a explorar mais da cidade. Tijucas está estrategicamente localizada no Vale do Rio Tijucas, servindo como ponto de acesso a outras cidades turísticas como Canelinha, São João Batista e Nova Trento.
O lançamento do Roteiro Agroturístico marca um passo importante para o desenvolvimento do turismo rural em Tijucas, prometendo ampliar a atratividade da cidade e proporcionar uma experiência completa para quem deseja conhecer as riquezas naturais e culturais do município.
Conheça os estabelecimentos que integram o Roteiro Agroturístico de Tijucas:
· Bar e Restaurante do Dedi – Gastronomia – Bairro Campo Novo
· Bianchezzi Produtos Coloniais – Gastronomia – Bairro Terra Nova
· DZ47 – Aventura/Paraquedismo – Bairro Timbé
· Lanchonete Cabana Rural – Gastronomia – Bairro Terra Nova
· Ivo Paini e Família – Produtos Coloniais – Bairro Terra Nova
· Marina Rio Tijucas – Passeios – Bairro Centro
· Museu Tijucas – Cultura e Lazer – Bairro Centro
· Pátio 48 – Hospedagem – Bairro Oliveira
· Quiosque Bom Sabor – Gastronomia – Bairro Oliveira
· Rancho do Joel – Hospedagem/Gastronomia – Bairro Campo Novo
· Pousada Sítio Bicho do Mato – Hospedagem – Bairro Oliveira
· Sítio Pé na Mata – Hospedagem – Bairro Campo Novo
· Vale Aurora – Hospedagem – Bairro Morretes
· Vale dos Saltos – Hospedagem – Bairro Timbé